sexta-feira, 5 de julho de 2019

Falta verba: Projetos para construção de dois viadutos já estão prontos

Concorrência pública tinha sido aberta sem previsão orçamentária; agora aguarda-se recurso para nova licitação
Foto: Daniel Carvalho


Rotatória de Jundiapeba, onde estava a placa do DNIT informando sobre a obra
Os projetos das construções de dois viadutos sobre a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo um na Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, e outro no distrito de Jundiapeba, já estão finalizados. A informação foi repassada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 
A Superintendência Regional do Dnit, em São Paulo, explicou ainda que, embora os projetos estejam concluídos, o órgão - que é vinculado ao governo federal - aguarda recursos orçamentários para a licitação das obras. Não foi informado um prazo para que as verbas sejam destinadas e nem o início do processo licitatório.
Os dois viadutos estavam previstos para serem construídos na cidade desde 2016, tanto que, na época, placas tinham sido colocadas em pontos estratégicos, como na rotatória de Jundiapeba, indicando que no trecho eles seriam erguidos. Havia até uma informação de que em 2010 tinha sido aberto o edital da concorrência pública para a realização dos trabalhos. As placas, no entanto, já não estão mais nesses pontos há tempos e, conforme matéria publicada pelo Grupo MN no ano passado, até 2017 não havia sequer previsão de viabilizar as construções. Com a conclusão dos projetos, continua sendo aguardado o recurso financeiro para que as obras comecem.
Conforme os projetos iniciais, os viadutos, que terão 370 metros em Jundiapeba e 304 metros na Vila Industrial, iriam transpor a linha férrea e desafogariam o trânsito nos arredores, adequando-se às necessidades atuais da malha viária do município, ao conferirem agilidade ao tráfego e economia de tempo aos motoristas. O viaduto da avenida Cavalheiro Nami Jafet interligaria a via com a rua Professor Flaviano de Melo e a região central da cidade. Já o viaduto de Jundiapeba faria "a ponte" entre Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e a porção leste do Rodoanel. 
No ano passado, o Dnit disse que, "tendo em vista que os recursos constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 não foram liberados a tempo e, não tendo sido previstos recursos para o empreendimento na Lei Orçamentária Anual da União em 2017, não foi possível aproveitá-los para efeitos de desapropriações ou contratação das obras". Isso porque, para a execução dos serviços, orçados na ocasião em cerca de R$ 75 milhões (com verba federal), será necessário desapropriar cerca de 60 imóveis. 

Fonte:Mogi News