sábado, 11 de maio de 2019

TRAGÉDIA: Prefeitura investiga acidente em obra em Mogi das Cruzes

10 horas atrás3 min. - Tempo de leitura
Silvia Chimello

Compartilhe!

OBRA Soterramento atingiu trabalhadores do Semae nesta quinta-feira. (Foto: Eisner Soares)
A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu sindicância interna para apurar as causas do desmoronamento que deixou um operário morto e outro ferido na última quinta-feira nas obras da Rua Joaquim Fabiano no Melo, no Centro. Os dois são funcionários do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). O servidor Salvino Borges Gomes Gonçalves foi soterrado e retirado sem vida do local. Antônio Marcos Firmino foi resgatado e encaminhado para o Hospital Luzia de Pinho Melo. O prefeito Marcus Melo (PSDB) decretou luto oficial de três dias.

Técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) realizaram uma perícia no local. A obra para troca da rede de água e esgoto permaneceu interditada durante o trabalho dos peritos, mas foi retomada ontem mesmo. A Polícia Civil também abriu inquérito para apurar o caso.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Mogi das Cruzes (Sintap), Benedito Francisco de Souza Filho, disse que acionou o Ministério do Trabalho e espera a presença dos técnicos do órgão em Mogi, para acompanhar os desdobramentos do acidente e avaliar condições de segurança oferecidas pelo Semae. Segundo ele, uma reunião será agendada com o prefeito e a diretoria do Semae para tratar do assunto.

Na opinião de Souza Filho “a tragédia poderia ser evitada se existisse a preocupação do Semae com aquisição de equipamentos de segurança, como uma gaiola de proteção aos funcionários para trabalhar nesse tipo de obra que tem riscos de desmoronamento”.

Porém, o diretor do Semae, Glauco Silva, afirma que essa informação não procede. “Seguimos rigorosamente todas as normas e leis de segurança do trabalho. Temos um setor de segurança do trabalho e uma Cipa consolidada e atuante. Oferecemos treinamentos e equipamentos de proteção a nossas equipes”, destaca.

Muitos companheiros de trabalho compareceram ao velório de Salvino, em Suzano, ontem à tarde. Ele trabalhava há três anos na autarquia. Antônio Marcos permanecia internado, na UTI no Hospital Luzia de Pinho Melo.

A Prefeitura decretou luto oficial de três dias na cidade e cancelou os eventos deste final de semana. Neste sábado estão suspensos o programa Bairro Feliz, que aconteceria no Mogi Moderno, o Mogilínguas, que aconteceria no Parque da Cidade, e a inauguração do Núcleo de Avaliação Física (NAF).

O Semae informa ainda que está prestando todo apoio às famílias e aos seus funcionários. Psicólogos e assistentes sociais acompanham os familiares e foram colocados à disposição dos servidores da autarquia.

Fonte:O Diário de Mogi