quinta-feira, 28 de setembro de 2017

disciplina:
Projeto de Educação Moral é aprovado
Matéria será incluída na grade extracurricular da rede municipal, com intuito de reforçar aos alunos o civismo, cidadania e respeito ao próximo
Foto: RENATO KAWASAKI/CMMC


Cuco disse que objetivo do conteúdo é passar às crianças os valores básicos da vida
A Câmara de Mogi aprovou o projeto de lei que prevê a inserção de conteúdo de Educação Moral e Cívica na grade extracurricular da rede municipal. De acordo com a proposta apresentada pelo vereador José Antonio Cuco Pereira (PSDB), o objetivo é incutir nas criança noções de civismo, cidadania e respeito ao próximo. O projeto foi aprovado depois de quase uma hora de discussão com dois votos contrários.
De acordo com o vereador Pereira, a ideia do projeto é passar às crianças noções de cidadania e respeito. Ele destacou que todo o conteúdo será elaborado pela própria Secretaria de Educação. O projeto segue agora para a Prefeitura, que deve sancioná-lo. Pela proposta, os conteúdos serão oferecidos para os alunos da 5ª série, além dos estudantes do 8º e 9º ano.
O vereador afastou a ideia que o conteúdo remeta ao período da Ditadura Militar, quando o governo tornou obrigatória a disciplina da Educação Moral e Cívica em todas as escolas. "Vemos casos de alunos batendo em professores, ofendendo e até indo armado para a aula. Queremos falar de respeito ao próximo, da origem da nossa cidade. Os pais ensinam que é preciso cuidar do seu irmão, mas às vezes isso é pouco. Temos que valorizar os professores. Esse projeto não tem nada a ver com religião, militarismo, é sobre o civismo e os valores básicos que as crianças precisam ter", disse.
Para o vereador Mauro Araújo (PMDB), as crianças precisam aprender sobre seus direitos e deveres. "Vivemos uma pátria do contraste onde ninguém respeita o outro. A gente reclama que tem lixo na rua, mas joga papel e depois cobra o Estado para fazer a limpeza. Esse projeto mostra a preocupação com essa situação. Hoje, as coisas não têm mais valor e sim preço", destacou.
Reta final
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) do pátio municipal vai convidar a empresa Octagono para falar ao grupo que está realizando um trabalho sobre o serviço prestado no município. A expectativa do presidente da CEV, Mauro Araújo (PMDB), é entregar o relatório final até o dia 15 de outubro. "Recebemos três secretários para discutir como está o andamento de sindicância na Prefeitura. Vamos enviar um ofício para a empresa que cuida do pátio para que ela possa se defender", informou.

Fonte:Mogi News