sábado, 12 de agosto de 2017

Vigilância Socioassistencial: Municípios e entidades participam de Encontro

Com a proposta de compartilhar experiências e contribuir para o aprimoramento da assistência social nos municípios, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promoveu ontem o 1º Encontro de Vigilância Socioassistencial
Foto: Ney Sarmento/PMMC


Autoridades, entre elas prefeitos, participaram do evento ontem no Cemforpe
Com a proposta de compartilhar experiências e contribuir para o aprimoramento da assistência social nos municípios, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promoveu ontem o 1º Encontro de Vigilância Socioassistencial. Realizado em parceria com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) da Grande São Paulo Leste, o evento reuniu gestores e técnicos dos 11 municípios da região, assim como representantes do Estado e conselheiros no auditório do Cemforpe, em Mogi das Cruzes.
"A troca de informações tem construído um trabalho uniforme para as cidades da nossa região. É fundamental essa proximidade, sobretudo em uma época de crise econômica, quando há uma sobrecarga aos serviços públicos, em especial na área de assistência", ressaltou o presidente do Condemat, Adriano Leite (PR), prefeito de Guararema.
Na região, apenas Mogi das Cruzes e Suzano têm implantada a Vigilância Socioassistencial, que possibilita a sistematização e análise de dados das situações de vulnerabilidade e risco, assim como os padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede.
Anfitrião, o prefeito Marcus Melo (PSDB), de Mogi das Cruzes, destacou o bom diálogo existente no Condemat e a articulação regional. "Participando destes encontros percebemos que, de maneira geral, os municípios têm problemas semelhantes em diversas áreas como saúde, assistência social e educação, e que a troca de experiências é sempre muito proveitosa para todos", afirmou.
Também esteve presente na abertura o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiushi (PR) "Esse é um de muitos encontros e tenho a certeza de que, juntos, faremos uma política exemplar, não só cada um em sua cidade, mas com um sistema regional de assistência, no qual as cidades possam se dar as mãos", comentou.
O 1º Encontro de Vigilância Socioassistencial reuniu uma extensa programação, especialmente planejada para capacitar os técnicos da região. A primeira apresentação foi feita pelo diretor regional da Drads, José Resende Filho, com o tema "Diagnóstico da Vigilância Socioassistencial no Alto Tietê".
Na sequência, a assistente social Adriana Ferreira dos Santos mostrou a "Trajetória e Funcionamento da Vigilância Socioassistencial em Mogi das Cruzes", como exemplo para outras cidades.

Fonte:Mogi News