sexta-feira, 28 de julho de 2017

Minha Casa, Minha Vida: Últimas unidades habitacionais serão entregues no final do ano

520 apartamentos ficarão prontos até dezembro; com isso, cidade alcançará marca de 5.240 moradias concedidas
Até o fim do ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vai atingir a marca de 5.240 unidades do Minha Casa, Minha Vida entregues. Além dos 300 apartamentos do residencial Manacá, que deve ser inaugurado no dia 4 de agosto, a administração municipal espera entregar as chaves de outras 520 moradias até o fim deste ano - conjuntos Tietê e Maitaca -, ambos na avenida Kaoru Hirmatsu.
De acordo com a secretária de Assuntos Jurídicos, Dalciani Felizardo, a Prefeitura pretende pleitear novas unidades junto ao governo Federal e estuda realizar um novo cadastro para saber qual é a real demanda da cidade. A secretária explicou que, no momento, a construtora responsável pelos dois últimos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, trabalha para concluir a obra de esgotamento que atenderá as 520 unidades. Os conjuntos habitacionais da avenida Kaoru Hiramatsu formam um complexo de cinco condomínios, que totalizam 1.240 apartamentos. A região foi uma das que recebeu mais investimentos.
Dalciani esclareceu que o município espera liberação de recursos para mais dois empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida faixa I, que atende famílias com renda de zero a 3 salários mínimos. Um deles ficará na Vila Nova Estação e outro na Vila Nova Aparecida. "A obra da Vila Nova Estação é "casada", temos a regularização, reurbanização e a construção de 164 unidades. No local existem 108 famílias que estão sobre o coletor tronco da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que é área de risco. Como o governo Federal cessou o repasse de recurso, esta construção foi afetada. O município está empenhado na construção dessas obras", ressaltou.
Em relação à construção de apartamentos na Vila Nova Aparecida, a secretária explicou que a Prefeitura já disponibilizou um terreno. "Doamos a área para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) da Caixa. O momento da conclusão da licitação para a contratação da empresa foi exatamente quando o governo Federal suspendeu os recursos", acrescentou. Dalciani informou que a cidade já está avaliando novas áreas que podem ser apresentadas ao governo Federal para receber novos empreendimentos.
Demanda
Segundo a secretária, atualmente, a Prefeitura trabalha com um número estimado de déficit de moradia entre 10 mil e 12 mil. Este dado é referente a um levantamento do Plano Municipal de Habitação, que apontou uma demanda de 17 mil moradias. Hoje, a seleção das famílias atendidas pelo programa habitacional leva em consideração o cadastro municipal realizado em 2009. No entanto, de acordo com Dalciani, esta lista apresenta algumas falhas, como inscrições duplicadas e pessoas de outros municípios.
A secretária afirmou que o prefeito Marcus Melo (PSDB) estuda realizar um novo levantamento. "A cidade cresceu nos últimos anos. Neste momento estamos avaliando a necessidade de um novo levantamento e possivelmente um novo cadastro, mas nada está definido", destacou.

Conjuntos Maitaca (foto) e Tietê, ambos na avenida Kaoru Hiramatsu, fazem parte do mesmo complexo

Dalciani: 'Precisamos identificar a demanda'.

Manacá pode ser liberado no dia 4
Depois de muitos anos pagando aluguel, boa parte dos beneficiados com as unidades do empreendimento Manacá, do Programa Minha Casa, Minha Vida, deram o primeiro passo para conquistar a casa própria
Depois de muitos anos pagando aluguel, boa parte dos beneficiados com as unidades do empreendimento Manacá, do Programa Minha Casa, Minha Vida, deram o primeiro passo para conquistar a casa própria. Ontem, as 300 famílias atendidas assinaram o contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF). A expectativa é de que os apartamentos sejam entregues no dia 4 de agosto, mas a data ainda não foi confirmada pelo governo Federal, responsável pelo programa habitacional.
A possibilidade de sair do aluguel e ter um dinheiro extra alegrou as pessoas que serão atendidas pelas unidades do Minha Casa, Minha Vida. A dona de casa Amanda Prada, de 31 anos, comemorou a conquista da casa própria. "Moro de aluguel e pago R$ 500 por mês em uma casa no Conjunto Santo Ângelo. A sensação de assinar o contrato é muito boa. Também vou poder economizar este valor, terei gastos, mas estou pagando por uma coisa que será minha", ressaltou.
Para a auxiliar de limpeza Ana Cláudia Bernardo da Silva, 30, o apartamento será uma mudança na rotina e na vida. "Moro há mais de dez anos de aluguel. Pago R$ 350 por mês em uma casa em Brás Cubas, agora poderei investir este dinheiro em outras coisas", afirmou.
Morando há mais de 14 anos em uma casa emprestada, a dona de casa Adriana Costa, 33, poderá sentir em breve a sensação de morar em sua casa própria. "Moro no Jardim Bela Vista. Tivemos que esperar para ter o apartamento. Cheguei a questionar os prazos de entrega, mas agora estou despreocupada. É só esperar o dia 4 de agosto chegar para poder me mudar. Cinco pessoas vão morar no apartamento", informou.
Das 300 unidades do residencial Manacá, 15 serão destinadas para idosos, 14 para deficientes, 29 de demanda específica e 271 demanda geral. Segundo a secretária de Assuntos Jurídicos, Dalciani Felizardo, cerca de 1,5 mil pessoas serão beneficiadas pelos apartamentos. "Se alguma família não participou da assinatura dos contratos, vamos entrar em contato e remarcar para fazer isso em alguma agência da Caixa", disse. (L.N.)

Fonte:Mogi News