domingo, 16 de julho de 2017

Hospital Municipal realiza 26 laqueaduras em quatro meses

CIDADES:
 Publicada em 15/07/2017 - 21h00min
Luana Nogueira
Redução da fila de espera

Serviço é oferecido desde que unidade conquistou habilitação; oito vasectomias também foram feitas no período
Foto: Daniel Carvalho


Quem quiser realizar as cirurgias precisa ficar atento aos critérios impostos
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Brás Cubas, realizou 26 laqueaduras e oito vasectomias em quatro meses. A unidade começou a realizar os procedimentos em março deste ano. O serviço passou a ser oferecido pelo hospital depois que conquistou habilitação do Ministério da Saúde para realizar as cirurgias. O HMMC está habilitado a realizar oito laqueaduras e quatro vasectomias por mês. 
Antes dos procedimentos serem realizados pelo hospital, a referência para esse tipo de operação era o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. A implantação do serviço em Mogi facilitou o acesso para a população que aguarda na fila de espera.
Os pacientes que realizam a laqueadura ou vasectomia são encaminhados pelo Programa de Planejamento Familiar do Sistema Integrado de Saúde (SIS). De acordo com o HMMC, a cada mês a unidade realiza uma média de oito laqueaduras e quatro vasectomias. Todos os encaminhamentos para os procedimentos seguem os protocolos do Ministério da Saúde.
Segundo a assessoria de Imprensa do hospital, os critérios impostos pelo órgão são bastante rigorosos e cumprem uma série de etapas, até porque esta é uma decisão importante para a família, e por tratar se de cirurgias irreversíveis. "Os principais critérios de atendimento são: homens devem ter, no mínimo, 25 anos e dois filhos registrados em seu nome; mulheres devem ter idade mínima de 25 anos e realizado, ao menos, duas cesáreas ou possuir alguma patologia de risco para gestação".
Prevenção
Além do encaminhamento para as cirurgias, o Programa de Planejamento Familiar da Secretaria de Saúde realiza diversos atendimentos de forma regular. Entre as ações mais praticadas estão palestras que informam sobre métodos reversíveis e irreversíveis de contracepção.
Entre os procedimentos reversíveis se destacam os hormonais ou de barreira, como pílula anticoncepcional, injeção, preservativos masculinos e femininos e Dispositivo Intrauterino (DIU). Entre os métodos irreversíveis estão as cirurgias de laqueadura e vasectomia.
Mensalmente, o Programa de Planejamento Familiar realizar aproximadamente 30 inserções de DIU, 30 reuniões educativas e distribui mais de 70 mil preservativos.

Fonte:Mogi News