quinta-feira, 6 de julho de 2017

Acessibilidade: Táxis adaptados começam a operar em frente a hospitais

Pontos serão instalados próximos ao Hospital Luzia de Pinho Melo, à Santa Casa e ao Hospital Municipal
Foto: Guilherme Berti/PMMC


Prefeito Marcus Melo garantiu que Mogi das Cruzes continuará a avançar na questão da acessibilidade
O prefeito Marcus Melo (PSDB) participou da entrega de alvarás para os três primeiros táxis adaptados para o transporte de pessoas com deficiência em Mogi das Cruzes. Os veículos vão operar em pontos instalados em frente ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, à Santa Casa e ao Hospital Municipal, em Braz Cubas.
"Estamos ampliando no serviço de transporte para a sociedade e os táxis adaptados vêm para melhorar o atendimento para as pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Em Mogi das Cruzes, a gente vem avançando e tudo o que for possível fazer para melhorar a vida das pessoas será feito", afirmou o prefeito, ao lado do vice-prefeito Juliano Abe.
Os táxis possuem uma adaptação em sua traseira que permite o acesso do cadeirante por meio de uma rampa. A cadeira de rodas é presa ao veículo por um sistema específico e também conta com cinto de segurança. A suspensão traseira também recebe uma regulagem especial. Os táxis não são exclusivos, ou seja, podem fazer o transporte de qualquer pessoa.
Os locais em que os táxis adaptados terão pontos de parada foram escolhidos em conjunto pela Secretaria Municipal de Transportes e a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. De acordo com levantamentos realizados na cidade, cerca de 23% da população de Mogi das Cruzes possui algum tipo de deficiência.
Os motoristas que trabalharão com os veículos adaptados foram definidos por meio de um processo licitatório realizado no início deste ano. Os taxistas também passaram por capacitação para realizar o atendimento.
"Eu já tinha clientes que utilizam cadeira de rodas e via a dificuldade que eles encontravam. Agora, com os veículos adaptados, terá mais conforto e vai integrar melhor o transporte", disse a taxista Sue Elen Regina de Siqueira, que recebeu o alvará ontem.
Mogi das Cruzes conta com 182 táxis que atuam na cidade. São 49 pontos, sendo 23 fixos, em que existem os motoristas definidos, e 26 pontos livres, que podem ser usados por qualquer taxista. Os pontos livres ficam na região central e nos distritos de Braz Cubas, Jundiapeba, Cezar de Souza e Sabaúna.
"A operação dos táxis adaptados é um grande passo que a categoria dá em conjunto com a Prefeitura. Isso traz mais modernidade, acessibilidade e inclusão para Mogi das Cruzes", disse o presidente do Sindicato dos Taxistas, Sandro Monforte.
Os táxis adaptados ampliam os serviços de transporte voltados a pessoas com deficiência. Todos os 243 ônibus do municipais são adaptados. Além disso, a Secretaria de Transportes realiza rotineiramente atividades de capacitação para o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção. 

Fonte:Mogi News