quinta-feira, 6 de julho de 2017

Câmara: Novo Portal da Transparência entra hoje em funcionamento

Luana Nogueira

Por enquanto, sistema conta com algumas informações e, ao longo do mês, será abastecido com mais dados
Foto: Daniel Carvalho


Evaristo disse que, ao contrário do antigo portal, este atende a todas as exigências
O novo Portal da Transparência da Câmara de Mogi entra em operação hoje. Neste primeiro momento, o sistema contará com algumas informações e, ao longo do mês, será abastecido com todos os dados. A expectativa é de que o portal esteja completo até o dia 3 de agosto. Com a ferramenta será possível saber, por exemplo, quais os salários dos funcionários do Legislativo, qual o orçamento da Câmara e quais são seus gastos.
A plataforma poderá ser acessada a partir de um link disponibilizado no site da Câmara. De acordo com o presidente do Legislativo, Carlos Evaristo da Silva (PSD), o novo portal será mais moderno e contará com mais informações que o atual, seguindo as recomendações do Tribunal de Contas.
A Câmara vai desembolsar aproximadamente 
R$ 6 mil com a manutenção mensal do portal, que foi desenvolvido pela empresa de Consultoria em Administração Municipal (Conam). "O antigo portal não tinha o profissionalismo que o Tribunal de Contas exige. Contratamos a empresa que é uma das melhores do Estado. Ela já criou portais da transparência para várias cidades, como Sorocaba. Segundo Silva, o novo Portal da Transparência já vem sendo elaborado há alguns meses. "Neste momento ele não está completo, pois temos que alimentá-lo com informações. Isso será feito pelos funcionários da Câmara. Temos que colocar, por exemplo, todos os contratos. Os munícipes terão acesso inclusive aos salários pagos pelo Legislativo, o Orçamento da Câmara, quanto recebemos, quanto vamos gastar e o que já foi gasto até agora", acrescentou.
O presidente destacou que uma das novidades do Portal da Transparência será a disponibilização dos resultados das votações realizadas pela Câmara. "A população poderá saber como seu vereador votou em um projeto ou moção. Isso não será incluído no sistema logo após a votação, pois é preciso elaborar uma ata com os dados e isso vai demorar alguns dias. Um funcionário do Legislativo ficará responsável por este abastecimento", esclareceu.

Fonte:Mogi News