quinta-feira, 1 de junho de 2017

Turismo: Santa Isabel e Guararema já planejam ações

Após o Estado sancionar o título de interesse turístico, cidades passam a receber cerca de R$ 550 mil por ano
Foto: Divulgação


Autor do projeto que dá título à Guararema, André do Prado agradeceu Alckmin
Depois que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou ontem as primeiras 20 cidades paulistas que vão se transformar em Município de Interesse Turístico (MIT), Santa Isabel e Guararema - que fazem parte da lista -, já começam a programar investimentos no setor. 
Com o reconhecimento, Guararema passará a receber um recurso anual do Estado estimado em R$ 550 mil, direcionado exclusivamente para incrementar o turismo, bem como os atrativos já existentes como o Pau d'Alho, Luís Carlos, Maria-Fumaça, Pedra Montada, além dos eventos, como o Cidade Natal e o Festival de Cinema e Meio Ambiente.
O significado de se transformar em MIT, conforme ressaltou a Prefeitura de Guararema, é "a consolidação como destino turístico, a atração de visitantes, os investimentos na área, além do impacto direto nos serviços públicos e na qualidade de vida da população". 
O recurso, complementou ontem a administração municipal, será utilizado na execução do Plano Diretor de Turismo, na manutenção dos equipamentos turísticos já existentes, no fomento aos eventos da cidade e na elaboração de novos projetos. 
Já a classificação de Município de Interesse Turístico para Santa Isabel também traz grandes expectativas para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego na cidade. A administração receberá aproximadamente o mesmo de Guararema, por ano, para fomentar o turismo local. Inicialmente, os recursos poderão ser utilizados na formação de guias e profissionais da comunicação, para explorar as pontos e rotas turísticas que o local oferece, além de desenvolvimento de projetos para o setor.
Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Tiago Pierre, o MIT é uma grande conquista para Santa Isabel, que poderá contar com um recurso exclusivo e atrair ainda mais pessoas à cidade. 
Ele ainda destacou os principais pontos turísticos do município, lembrando que há cachoeiras, trilhas, mais de 700 quilômetros de estradas rurais, que são utilizadas para mountain bike, rallys e outras atividades. "A nascente do rio Jaguari está aqui e 25% do território de Santa Isabel faz parte da Serra de Itaberaba, e ainda tem a Serra Pedra Branca e uma centena de cachoeiras", apontou Pierre.
Comemorações
Para os deputados estaduais que auxiliaram na conquista do título para as cidades, há vários motivos para comemoração. André do Prado (PR) classificou o MIT para Guararema como "histórico". "Há muitos anos, a cidade pleiteava ser uma estância, agora, isso está cada vez mais perto. Como Município de Interesse Turístico, Guararema ficará ainda mais conhecida e será divulgada em várias regiões do Estado, ampliando o volume de visitação", argumentou.
O prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR), também comemorou o fato. "É a certificação do Estado que a cidade tem total condição de atrair visitantes e recebê-los. Além disso, é o reconhecimento oficial, uma vez que o turismo já é um fator econômico importante para o município", disse.
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD), por sua vez, afirmou estar "muito contente", especialmente por Santa Isabel, município que auxiliou a obter o MIT. "Desde a época do ex-prefeito Gabriel Gonzaga Bina (PV), o Padre Gabriel, até a atual gestão da Fábia Porto (PRB), estamos lutando por isso. Representa muito para todos nós", afirmou. (Colaborou Fernanda Fernandes)

Fonte:Mogi News