quarta-feira, 31 de maio de 2017

Saúde: Maternidade da Santa Casa continua com superlotação

Situação, diz assessoria, tem melhorado dia a dia, porém, a demanda continua alta, mesmo com a rotatividade
Foto: Daniel Carvalho


Lotação permanece máxima em Mogi; em Suzano, procura também cresceu 20%
A maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes continua superlotada, apesar da situação estar melhorando a cada dia. É o que informou ontem a Assessoria de Imprensa da entidade.
De acordo com as últimas informações, a lotação permanece máxima no setor Neonatal e no de Maternidade. "Hoje (ontem) pela manhã temos 43 pacientes para 38 leitos na maternidade. Com provável alta de nove puérperas. Já no setor Neonatal estamos hoje (ontem) pela manhã com 30 recém-nascidos para 25 leitos", disse, em nota, a assessoria.
A superlotação na maternidade da Santa Casa foi assunto de reportagem no Mogi News nas últimas semanas, especialmente depois que o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, que também preside a Comissão de Saúde da Câmara de Mogi, comentou o fato.
Para ele, o Executivo e o Legislativo precisam pressionar o Governo do Estado para garantir o custeio para a ampliação do serviço.
Chico Bezerra, que também trabalha como médico na Santa Casa, informou que a maternidade chegou a ficar fechada entre o dia 23 (terça-feira passada) e parte do dia 24. Além disso, na semana retrasada, o setor de Ortopedia teve que ser adaptado para atender a grande demanda e as outras gestantes, que chegavam para ter filhos, precisaram ser orientadas a ir para outros hospitais por causa da falta de vagas.
No entanto, segundo afirmou a Assessoria de Imprensa da Santa Casa, estão sendo atendidas todas as pessoas que procuram a unidade. "Só estamos informando, diariamente, através de comunicados ao Cross, Samu e demais órgãos de saúde, sobre a lotação dos setores".
Isso porque, no momento, não há leitos disponíveis, mas, como os setores são muito dinâmicos e rotativos, os números podem mudar rapidamente.
Ainda conforme a assessoria, no último mês de abril foram realizados 423 partos (cesáreas e normais) e, em maio deste ano, do dia 1º até o dia 24, foram feitos 369 partos, entre cesarianas e partos normais.
Para Chico Bezerra, é necessário construir pelo menos mais 20 leitos na maternidade e mais leitos para a UTI Neonatal, a fim de atender a população a contento, até porque gestantes de outros municípios costumam procurar a Santa Casa mogiana.
Migração
Com a superlotação da maternidade da Santa Casa de Mogi das Cruzes, a procura por atendimento na unidade de Suzano cresceu cerca de 20%. Segundo o secretário municipal de Saúde de Suzano, Luis Cláudio da Rocha Guillaumon, as condições de atendimento na unidade são consideradas normais, porém "em um limite alto". "Quando se divulga que uma unidade está lotada, automaticamente as pessoas passam a procurar outra", comentou. (Colaborou Stefany Leandro)

Fonte:Mogi News