sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Segurança: Prefeitura de Itaquá não paga pró-labore da Polícia Militar

Gratificação é paga pelos trabalhos prestados ao município e é adicionada ao salário dos profissionais da PM
Foto: Divulgação


Atrasos começaram a ocorrer no início do primeiro mandato do prefeito Mamoru
Há três meses, policiais militares atuantes em Itaquaquecetuba estão sem receber o pró-labore. O benefício, que é adicionado mensalmente aos salários dos profissionais como forma de gratificação pelos trabalhos prestados ao município, deveria ter sido pago pela prefeitura.
Conforme apurou a equipe de reportagem do Dat, pelo menos 800 policiais estão sendo afetados pelo atraso no pagamento. Apesar disso, o policiamento continua sendo realizado normalmente nas ruas da cidade.
"A administração municipal não dá nenhuma justificativa e nem mesmo prazo para regularizar a situação. Nós não sabemos quando a gratificação será paga", contou um policial que preferiu não se identificar.
De acordo com o reclamante esta não é a primeira vez que o problema ocorre. No entanto, o longo período de atraso começou a preocupar. "Isso já foi registrado algumas vezes. Anteriormente já chegamos a ficar dois meses sem o benefício, porém essa é a primeira vez que a falta de pagamento chega a três meses", disse.
Segundo outro profissional que também está sendo afetado pela situação e preferiu ter a identidade preservada, os atrasos passaram a ocorrer desde o início do primeiro mandato do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB). "Depois que esse governo assumiu o pagamento do pró-labore começou a não ser pago em dia. Ultimamente o déficit vinha sendo de dois meses, mas agora chegamos a três", ressaltou.
A reportagem questionou a prefeitura de Itaquá sobre o os valores em atraso, bem como o número de policiais que estão sem receber a bonificação. No entanto, os dados não foram informados pela administração municipal.
Já sobre a previsão de quando a situação deverá ser normalizada, informou apenas que "realmente existem pendências, mas já está buscando meios para solucionar esse problema".
Por fim, a prefeitura justificou que o transtorno é resultante da crise econômica que atinge o País. "O município de Itaquaquecetuba, assim como a grande maioria, tem sofrido severamente com a crise. A administração municipal vai sanar todos os compromissos. Neste momento, inclusive, vem passando por um processo de ajuste administrativo rigoroso, com redução do quadro de secretários e pessoal, e revisão de todas as despesas", concluiu.

Fonte:Mogi News