sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Concorrência: Motoristas do Uber querem regulamentação do serviço

Concorrência:
Motoristas do Uber querem regulamentação do serviço
Vereadores e condutores trataram do assunto; foi a primeira de uma série de reuniões com interessados no caso
Motoristas do Uber atuantes em Mogi das Cruzes defendem a regulamentação do serviço na cidade. Para eles, a medida, além de trazer mais segurança e tranquilidade no exercício da atividade, também proporcionará uma concorrência mais justa com os taxistas. O assunto foi tema de uma reunião realizada ontem na Câmara Municipal.
O encontro comandado pelos vereadores Caio Cunha (PV) e Diegão Martins (PMDB), membro da Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública, contou com a presença de 40 prestadores de serviço. A estimativa é de que pelo menos 300 mogianos estejam cadastrados como motorista Uber atualmente.
Para Humberto Bezerra, que há dois meses atua no serviço, a regularização trará benefícios para todos. "O fato de não haver regulamentação deixa a gente chateado porque não trabalhamos tranquilos. Quando isso for acertado, teremos a tranquilidade de ter o aval da policia e da prefeitura, que não vamos tomar uma multa e nem sermos ameaçados", disse.
Muitas dessas ameaças são consequências da rivalidade existente com o serviço de taxi. Pensando nisso, alguns dos profissionais ressaltaram a necessidade dos taxistas terem melhores condições de trabalho. Foi o caso do motorista Alexandre Issa, que há quatro meses atua pela Uber. "Nós sabemos que os taxistas pagam várias taxas e impostos. Então tem que ter uma flexibilidade para haver uma concorrência mais justa e leal, até mesmo para que eles tenham condições de cobrar taxas menores", destacou.
Esta foi a primeira reunião para tratar o assunto. Na próxima semana os parlamentares devem se reunir com os taxistas. Posteriormente também deverá ocorrer um diálogo com representantes da Uber Brasil, bem como com vereadores de cidades, onde o serviço já está regulamentado.
A previsão, segundo o vereador Cunha, é de que esta etapa dure cerca de 40 dias. Ao fim, uma audiência pública deverá ser realizada para concluir a discussão. "É um trabalho que pode ser feito de uma forma rápida. Não queremos demorar muito porque, quanto mais tempo passar, mais prejudicado será o usuário, que ainda fica apreensivo com a situação", explicou.
O vereador destacou, por fim, que a regulamentação, além de trazer os benefícios listados pelos prestadores de serviço, também contribuirá em outros aspectos como melhorias no trânsito e mais comodidade aos mogianos. "A sociedade moderna tende a se conscientizar, aos poucos, que o carro não é uma figura de glamour e status, mas sim, um meio de transporte. Então, quando as pessoas entenderem isso, facilitará a questão do trânsito, pois teremos menos veículos circulando", concluiu.

Vereadores Caio Cunha e Diegão Martins debateram com 40 motoristas do aplicativo ontem na Câmara
Issa: "Concorrência com taxi tem que ser justa".
Bezerra: "Não trabalhamos tranquilos".

Fonte:Mogi News

Fonte:Mogi News