terça-feira, 22 de novembro de 2016

CIDADES: Reestruturação do Banco do Brasil deve fechar agências em Mogi

22 de novembro de 2016  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
O cliente que for às unidades fechadas encontra avisos das mudanças. (Foto: Edson Martins)
O cliente que for às unidades fechadas encontra avisos das mudanças. (Foto: Edson Martins)
O cliente que for às unidades fechadas encontra avisos das mudanças. (Foto: Edson Martins)

LUCAS MELONI
Para reorganizar suas operações, o Banco do Brasil anunciou o fechamento de 402 agências pelo País, duas delas em Mogi das Cruzes, e deve adotar um programa de demissão voluntária (PDV) para diminuir o quadro de servidores que, no momento, chega a 109 mil pessoas. A proposta é de que cerca de nove mil cargos sejam extintos. Alguns correntistas das agências do BB localizadas nas avenidas Voluntário Fernando Pinheiro Franco, no Jardim Santista, e na Francisco Ferreira Lopes, em Braz Cubas, teriam sido avisados pelas gerências das unidades sobre a transferência.

Representantes do banco estatal e do Sindicato dos Bancários de Mogi e Região tiveram uma reunião na semana passada para discutir o procedimento. No geral, cerca de 30 funcionários trabalham nas duas unidades. Nenhum deles deve ser demitido por enquanto. Eles foram remanejados às outras agências do BB na Cidade.


O cliente que for às unidades fechadas encontra avisos das mudanças. Na de Braz Cubas, por exemplo, a pessoa tem a orientação para buscar atendimento na agência da Rua Francisco Afonso de Mello, também no Distrito.

“Somos contra fechar agências e também contrários às demissões. O que ocorre com o Banco do Brasil é o claro exemplo da política econômica do governo Michel Temer que tenta favorecer os mais ricos e penaliza os trabalhadores. Este processo não pode prejudicar os trabalhadores. A gente está de olho para coibir qualquer abuso”, afirmou o presidente do Sindicato, Francisco Cândido.

As unidades deixaram de funcionar na semana passada e correntistas já foram transferidos para as outras agências. As da Rua Rangel, no Centro de Guararema, e da Rua General Glicério, em Suzano, também foram fechadas.

A categoria aponta que o objetivo do fechamento dos estabelecimentos em Mogi é a contenção de gastos, mesmo motivo para o extenso processo de reestruturação do BB em todo o País. Em até um ano, a gerência nacional quer fechar 404 agências e transformar outras 379 em postos de atendimento (com número de serviços e funcionários limitados). A intenção é uma economia de R$ 750 milhões ao ano.

Procurada, a assessoria de imprensa do BB encaminhou a seguinte nota ao jornal: “A estratégia de ampliação do atendimento por canais digitais prevê a abertura, ainda em 2017, de mais 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais, que irão se somar às 245 já existentes. Essas unidades digitais já atendem a 1,3 milhão de clientes, com expectativa de chegar a 4 milhões até o final de 2017. Na comparação com o modelo tradicional, os clientes do atendimento digital mostram-se mais satisfeitos e consomem até 40% mais produtos e serviços bancários. O novo modelo também é mais eficiente. Um gerente de contas consegue gerenciar um número 35% maior de carteiras de clientes, se comparado ao atendimento nas agências físicas”, trouxe o texto.

Posto de atendimento

O Banco Mercantil do Brasil terá um posto de atendimento, a partir da próxima sexta-feira, na Rua Doutor Paulo Frontin, 225, no Centro de Mogi. A bandeira bancária já conta com uma agência na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. Ela é uma das principais redes de pagamento de benefícios da Previdência Social.

Fonte:O Diário de Mogi