sexta-feira, 15 de julho de 2016

Suzano: Marcelo Candido oficializa sua saída da disputa eleitoral

Suzano
Marcelo Candido oficializa sua saída da disputa eleitoral
Com direitos políticos cassados, ex-petista confirmou o que o Dat já havia adiantado, mas substituto é indefinido
Foto: Daniel Carvalho


Ao lado de representantes de sete partidos, ex-prefeito explicou sobre o processo que o impede de se filiar a um partido e de se candidatar
O ex-prefeito de Suzano Marcelo Candido (sem partido) reuniu a Imprensa ontem para confirmar, o que o Grupo MN já havia adiantado há dois meses, que não disputará a eleição de outubro para tentar reassumir a prefeitura da cidade.
O político está com os direitos políticos cassados e afirmou que, como o processo que enfrenta ainda não foi julgado e não existe prazo para isso, retira seu nome da disputa para que seu grupo político possa organizar a campanha e definir um novo nome, que deve ser divulgado em breve.
Candido iniciou seu discurso explicando o teor do processo que enfrenta. Ele, ao lado do também ex-prefeito e deputado estadual Estevam Galvão (DEM), são réus em ação que se refere à contratação de professores, iniciada ainda na administração do democrata, sem a realização de concurso público e sem motivo que justificasse a urgência por meio de processo seletivo.
Em 2012, Estevam apresentou sua defesa e conseguiu reverter a decisão inicial e manter seus direitos político. Já Candido, segundo ele mesmo, por incompetência dele e de sua equipe de defesa, não apresentou recurso.
"Eu não sofri qualquer condenação que possa me impossibilitar de concorrer. O único processo julgado em segunda instância é esse, no qual sou réu ao lado do ex-prefeito, e entendo que a extensão do benefício que foi dado a ele deveria ser feita a mim, já que a denúncia é a mesma, a ação é a mesma e as sentenças não podem ser diferentes", destacou.
O político fez questão de apresentar números sobre a realização de concursos em sua administração. "Pedi a antecipação de tutela da extensão da decisão do ex-prefeito, mas não consegui e a justificativa é que fui acusado de contratar mais pessoas sem concurso do que na gestão anterior, mas em duas gestões minhas foram realizados oito concursos públicos", explicou.
Segundo ele, ao assumir a prefeitura, o número de comissionados representava 97,8% do total de servidores. "Ao longo dos anos, fomos reduzindo essa porcentagem até chegar a 2,5% em 2012, quando entreguei a prefeitura, ou seja, fiz o que a administração anterior não fez e reduzi as contratações temporárias e urgentes", completou.
Apesar disso, sem a decisão da Justiça sobre o seu pedido, Candido está com os direitos políticos cassados, o que o impede de votar e se filiar a qualquer partido. "A falta de uma decisão me leva a tomar outra. Em função dos prazos eleitorais e em face desse único processo, informei aos demais partidos que integram o nosso grupo que não apresento mais o meu nome para a eleição de 2016", destacou o político, ao lado de membros da direção do PDT, PCdoB, PEN, PHS, PROS, PSDC e PTN.
Segundo ele, a Justiça pode impedi-lo de votar e ser votado, mas não de participar de uma campanha eleitoral e pedir votos para o candidato que terá o seu apoio. "Teremos uma chapa capaz de ganhar as eleições e representar os ideais em que eu acredito. Teremos um candidato que terá um projeto de desenvolvimento sustentável, saudável e igualitário para Suzano", finalizou.

Fonte:Mogi News