sexta-feira, 24 de junho de 2016

Os (des) caminhos para Juliano Abe chegar a vice

Os (des) caminhos para Juliano Abe chegar a vice

 24 de junho de 2016  Comentários (0)  Informação  1
Não está sendo nem um pouco fácil para o vereador Juliano Abe (PSD) admitir a possibilidade de ser o candidato a vice da futura chapa a ser encabeçada por Marcus Melo (PSDB) para concorrer à Prefeitura. Há algumas barreiras pessoais a serem transpostas para que Juliano assuma a campanha e vá para as ruas pedir votos. A primeira foram os fatos que provocaram a renúncia de seu pai, Junji Abe (PSD), na última terça-feira. O jovem político estava visivelmente agastado com todos os fatos que redundaram na desistência do então pré-candidato a prefeito. Juliano sabe o quanto era importante para Junji entrar novamente na disputa pela Prefeitura e estava visivelmente desconfortado ao ver o pai sucumbir diante de pressões que vieram de alguns outros lados, além dos ataques do PR na tevê. Junte-se a isso o fato de existir alguma preocupação com a concentração de poderes de decisão nas mãos do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o que poderia colocar em risco, a qualquer momento, a candidatura do vice, embora a ideia original da dobradinha Marcus Melo/Juliano Abe tenha sido lançada pelo próprio prefeito, meses atrás. Independente da questão política, a candidatura de Juliano enfrenta ainda certa resistência no âmbito familiar. A matriarca da família, dona Elza Abe, não teria gostado nem um pouco do que houve com o marido e procurado demonstrar, a seu modo, que deseja ver Junji e o filho Juliano fora da política, de uma vez por todas. Apesar de todos esses aparentes empecilhos, a definição da chapa estaria próxima de acontecer, segundo informam pessoas ligadas ao atual e ao ex-prefeito de Mogi. E não será surpresa se a dobrada vier a ser anunciada nas próximas horas ou, no máximo, no início da semana que vem. Afinal, há muita coisa a ser feita para que os futuros candidatos venham a deslanchar nas pesquisas. E cada dia que passa, a partir de agora, serão 24 horas de atraso nesse sentido. Será preciso correr com o andor, pois as eleições estão cada dia mais próximas.

Avisos
Transferida de segunda para a tarde da última terça-feira, a reunião semanal que o prefeito Marco Bertaiolli realiza com seus secretários serviu também para informá-los sobre a saída de Junji Abe e a entrada em cena de Marcus Melo (PSDB) como candidato a prefeito pela situação. O comunicado aconteceu praticamente no mesmo horário em que Junji concedia entrevista anunciando publicamente sua decisão.

Emoção
Junji Abe começou o seu pronunciamento de terça-feira visivelmente nervoso, chegando a engasgar ou até trocar algumas palavras de seu improvisado discurso. Resultado, certamente, de um emocionado encontro particular que havia mantido, minutos antes, com vereadores e ex-assessores que foram prestigiar o seu anúncio. Nessa conversa entre amigos, Junji chegou a chorar ao antecipar aos interlocutores o que diria, em seguida, aos jornalistas.

Três Bês
Ao ser indagado por uma repórter a respeito da desistência de Junji, o vereador Taubaté Guimarães (PMDB) respondeu, maroto: “Ele não suportou a pressão de três Bês: Bertaiolli, Boy e Borenstein…” Ah, bom.

Na espera
Se, por qualquer um dos motivos apontados acima, Juliano Abe não aceitar a candidatura a vice, crescem as chances de um político que tem transitado com desenvoltura tanto junto a Bertaiolli, como a Junji, nos últimos tempos: o vereador Antonio Lino da Silva (PSD). Além de Junji e Juliano e de Bertaiolli e Marcus Melo, o vereador foi quem participou de uma pesada reunião, acontecida na Prefeitura de Mogi, no início da semana. O encontro ocorreu na noite de terça-feira, horas após Junji haver renunciado à sua candidatura, no gabinete do prefeito.

Fonte:O Diário de Mogi