sábado, 27 de junho de 2015

Guararema é melhor local para se viver na Região

Guararema é melhor local para se viver na Região

A-A+
Guararema tem bons índices de riqueza e escolaridade / Foto: Arquivo

Guararema é a cidade do Alto Tietê com o melhor desempenho no Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), que avalia a qualidade de vida nos municípios paulistas e fornece subsídios para as políticas públicas, a partir dos indicadores de riqueza, longevidade e escolaridade. Os dados, referentes ao ano de 2012 e divulgados ontem (25) pela Fundação Seade, mostram que Guararema é a mais bem avaliada nas três áreas entre as 10 cidades da Região. Isoladamente, ela também tem a melhor posição no ranking da riqueza, enquanto Salesópolis tem o melhor índice de longevidade e, Santa Isabel, o de escolaridade. 

A metodologia empregada agrupa os municípios em cinco grupos: 1, que reúne aqueles com bons indicadores de riqueza, longevidade e escolaridade; 2, bem posicionados na dimensão riqueza, mas com deficiência em pelo menos um dos indicadores sociais; 3, baixos níveis de riqueza, mas bons indicadores de longevidade e escolaridade; 4, baixos níveis de riqueza e indicadores de longevidade e escolaridade insatisfatórios; 5, índices baixos de riqueza, longevidade e escolaridade.

Os dados de 2012, fruto do trabalho da Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, revelam que a maioria das cidades da Região se divide entre os Grupos 2 e 4. Arujá, Mogi das Cruzes e Suzano estão bem posicionadas quanto à riqueza, mas tem deficiências na longevidade ou na escolaridade. Já Biritiba Mirim, Poá e Salesópolis estão entre aqueles que possuem baixos índices de riqueza e níveis de longevidade e escolaridade também abaixo da média. Salesópolis, no caso, perdeu posições no item longevidade, em razão, entre outras coisas, da mortalidade infantil, mas é a mais bem colocada no ranking estadual entre as cidades da Região. 

No Grupo 5, que reúne as piores avaliações e baixos desempenhos nos indicadores de riqueza, longevidade e escolaridade, estão duas cidades do Alto Tietê: Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.  Em relação a 2010, as duas cidades perderam posições no ranking da riqueza e da longevidade, e subiram alguns pontos na escolaridade, mas os índices permanecem abaixo da média estadual. (Mara Flôres)

Fonte:O Diário de Mogi