domingo, 9 de novembro de 2014

Mogilar deve ganhar feira noturna

Mogilar deve ganhar feira noturna
DOM, 09 DE NOVEMBRO DE 2014 00:00


Feira noturna realizada na Rua Braz Cubas atrai grande 2 mil pessoas todas as quintas-feiras / Foto: Eisner Soares

Ainda no primeiro semestre de 2015, uma nova feira noturna pode começar a funcionar em Mogi das Cruzes. A única deste tipo, por enquanto, fica na Secretaria Municipal de Agricultura e acontece às quintas-feiras, das 16 às 21 horas, na Rua Braz Cubas. A ideia da Prefeitura é manter o comércio na região central e abrir um segundo ponto de venda, em algum outro dia da semana, no Mercado do Produtor.  

O secretário Oswaldo Nagao explica que a afirmação da feira noturna central levou a Pasta a pensar em um segundo local. “Nós temos uma média de dois mil visitantes todas as quintas-feiras. É um número alto e com projeções que apontam uma possibilidade de elevação muito maior. Ao que tudo indica, nós poderemos ter uma segunda feira noturna nessas características na Cidade”, disse.

O local pretendido é a Cobal. Por lá há o tradicional Varejão aos domingos. O local tem ficado cada dia mais cheio. 

A escolha pela Cobal, de acordo com Nagao, se deve à boa localização do espaço, às opções de transportes e à possibilidade de atender moradores de regiões da Cidade com difícil acesso à feira das quintas-feiras. 

“Espero entre janeiro e fevereiro já ter uma definição sobre este novo projeto. A feira, assim como todas ações que estamos desenvolvendo na Secretaria, buscam a valorização da mão de obra do produtor local e da nossa produção. Criar mecanismos para a comunidade produtora ter facilidade para escoar seus produtos é valorizar os agricultores daqui”, acrescentou Nagao.



Centro

Duas mil pessoas a cada quinta-feira, 26 feirantes que vendem legumes, frutas, pastéis e até comida japonesa. Não é a toa que a feira noturna tem se firmado como um dos bons acertos da Secretaria de Agricultura local. 

A recomendação aos comerciantes, como eles disseram a O Diário, é que os produtos estejam frescos e bonitos para venda. São os chamados “selecionados”. 

A iniciativa é a menina dos olhos de Oswaldo Nagao, que fala com vontade deste projeto, iniciado em 2013. “Havia uma necessidade de criar uma feira que começasse à tarde e fosse até a noite para que uma parcela da população que não conseguisse comprar as coisas durante o horário de trabalho, tivesse uma opção. A pessoa encontra muitas coisas lá. Desde as frutas, legumes e verduras até comida e artesanato”, ressaltou.

Um ponto que deve ser melhorado é a divulgação da feira noturna. Durante a visita da reportagem ao local há alguns dias, algumas senhoras questionaram a falta de sinalização identificando o evento. “Acho que esse é uma das coisas que devemos melhorar. Temos uma faixa na Rua Braz Cubas, avisando sobre a feira, mas outras podem ser colocadas. O que deve ficar claro é que as pessoas questionam a ausência de sinalização na Rua Princesa Isabel de Bragança. Ali é ponto de saída dos carros que devem entrar pela Braz Cubas”, diz Nagao. (Lucas Meloni)

Fonte:O Diário de Mogi