domingo, 9 de novembro de 2014

Furusato é atração no Cocuera

Furusato é atração no Cocuera
DOM, 09 DE NOVEMBRO DE 2014 00:00


Autoridades participaram ontem da solenidade de abertura do Furusato Matsuri, no Cocuera / Foto: Jonny Ueda

A chegada da primeira família de imigrantes japoneses ao Bairro do Cocuera, há 95 anos, foi lembrada pelo presidente da Associação dos Agricultores de Cocuera (AAC), Armando Saito, ontem, durante a abertura da 24ª edição do Festival Agrícola Furusato Matsuri, cujo tema deste ano é “Parabéns, Cocuera”. O tradicional evento da colônia oriental pode ser visitado ainda hoje, das 10 às 19 horas. A organização espera receber 20 mil pessoas nos dois dias da programação. O ingresso custa R$ 8,00 e estudantes, professores e aposentados pagam meia-entrada.

A solenidade de abertura contou com a presença de diretores de associações culturais e autoridades, como o cônsul-geral do Japão, Shigeru Iida; o diretor geral do Departamento Consular de São Paulo; os deputados federais do PSD, Junji Abe e Walter Ihoshi (reeleito); e o deputado estadual reeleito Luiz Carlos Gondim (Solidariedade); os vereadores Pedro Komura (PSDB), presidente do Bunkyo - Associação Cultural de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (PSD) e Sadao Sakai (PR). O prefeito em exercício José Antônio Cuco Pereira (PSDB) também esteve presente, acompanhado do secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, e demais assessores. 

Emocionado ao ver a festa já aberta, Saito se emocionou e lembrou que foram meses de dedicação. “A comunidade nikkei [japoneses nascidos fora do Japão] está de parabéns”, observou. Questionado se há projetos para ampliar a festividade, promovendo-a em mais dias, Saito disse que isso não é possível porque os associados da entidade do Cocuera estão ficando idosos. “Temos pouco mais de 100 associados e 50% deles estão envelhecendo. E são eles que trabalham para a realização da festa. O que não podemos deixar é que essa festividade se acabe”, ressaltou.

Já Komura lembrou que, apesar de estarem na 24ª edição do evento, ele é promovido há 44 anos. “O embrião foi a Festa do Pêssego, promovida por 20 anos. Cocuera é o berço da imigração japonesa na Cidade e festejar é voltar à terra natal, porque muitos dos moradores saíram daqui para buscar outras profissões, fora do segmento agrícola, mas sempre retornam para prestigiar o Furusato”, disse. 

O prefeito Cuco Pereira destacou que a participação dele no Furusato tem significado especial. “Já estive aqui como vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito, mas hoje participo como prefeito em exercício, o que é motivo de orgulho e satisfação. A agricultura ajudou a alavancar o comércio em nossa Cidade e a trazer novos empreendimentos, o que fez com que Mogi das Cruzes pudesse crescer da forma como se encontra atualmente”, afirmou. Gondim e Junji Abe também ressaltaram a importância do Cocuera para o desenvolvimento da Cidade. 

As atrações de hoje são os shows artísticos de Ruy Jackson Show, Kenko Taisso, Grupo Mary Nishimura, Odori Dishou no Kai, Grupo Karaokê, Hanabi/Shiawase Soran, Grupo Baila Comigo, apresentação de Karatê Kyokushin, banda musical e o encerramento. (Maria Salas)

Fonte:O Diário de Mogi