domingo, 9 de novembro de 2014

Frota de Mogi tem 218 mil veículos

Frota de Mogi tem 218 mil veículos
DOM, 09 DE NOVEMBRO DE 2014 00:00
A-A+


Grande volume de veículos circulando pelas vias da Cidade causa congestionamentos em pontos como a Rua Ipiranga / Foto: Arquivo

Imagine que a Cidade tenha 60 carros e motos estacionados em cada uma das ruas e avenidas, seja no Centro ou em bairros mais afastados. Apesar de ser quase impossível encontrar esta situação, este é o número da atual frota de veículos no Município distribuído proporcionalmente nas vias de Mogi.

O volume atual de automóveis e motos, segundo a Prefeitura de Mogi, é de 218.542, praticamente 1 a cada dois habitantes da Cidade, que chega a 400 mil pessoas, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se divididos pelas 3.635 vias do Município, chegamos à fila de 60 veículos mencionada acima. Para se ter uma ideia do crescimento da frota nas ruas, em 2003, a proporção seria de 26 veículos em cada via, um aumento de 122% em 11 anos. “E a tendência é piorar”, alerta o especialista em trânsito, Eliseu Ruiz. 

Segundo ele, a malha viária da Cidade não acompanha o crescimento da frota. “E isso não é um privilégio de Mogi das Cruzes, acontece na maioria, se não em todas as cidades brasileiras. Porque não é simplesmente abrir uma rua nova. É implantar vias que absorvam a quantidade de veículos, e isso é uma tarefa muito difícil, porque grandes centros urbanos já possuem suas vias estabelecidas”, comentou. 

E é fácil sentir o reflexo deste crescimento nas principais ruas da Cidade. Entre as mais movimentadas estão a Avenida Francisco Ferreira Lopes, por onde passam uma média de 5,8 mil veículos por hora no final da tarde. A Avenida Lourenço de Souza Franco registra 4,6 mil e a Voluntário Fernando Pinheiro Franco 4,6 mil. Em seguida vem a Avenida Henrique Peres, no Distrito de Braz Cubas, com 4,2 mil.

“Quando se faz a comparação de veículos da frota da Cidade dividida pelo número de ruas, não estamos contando com os motoristas de outros municípios que passam por aqui e circulam nas ruas e avenidas de Mogi. Isso também gera impacto”, destacou Ruiz. 

Mogi tem projetos em andamento que podem ajudar a absorver a frota, como a extensão da Avenida Guilherme Giorgi, que somará 8,5 quilômetros entre Jundiapeba e Braz Cubas. Pela proposta, a via terá duas pistas com 10,5 metros de largura cada, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovias e calçada para circulação de pedestres. A duplicação da Guilherme Giorgi consta no Plano Diretor da Cidade, de 2006, e representa uma forma de melhorar a mobilidade no eixo leste-oeste do Município. 

Outras medidas, como o alargamento da Rua Olegário Paiva, no Centro, e a construção da passagem subterrânea na Praça Sacadura Cabral, também ajudarão na fluidez do trânsito. “Estas ações são necessárias, com toda certeza. Mas é preciso criar vias que liguem diversos pontos das cidades em todos os sentidos: leste, oeste, norte e sul. Porque se você só fizer para dois sentidos, o usuário deixará de chegar onde realmente precisa e o sistema viário torna-se ineficaz”, avaliou Ruiz.

Transporte público

Uma pesquisa da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP) analisou o ritmo de crescimento da frota em comparação com a quantidade de vias, com base em dados de 2003 e 2012. O relatório inclui cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes e cinco municípios do Alto Tietê, entre eles, Mogi. Apesar de não trazer informações específicas da Cidade, a pesquisa mostra que investir em transporte público é o caminho. Segundo o levantamento, o número de motorista que utiliza seu próprio veículo (transporte individual) é 79% maior do que aqueles que optam por ônibus ou trens. 

“E não é só isso. Não há como criar mais vias para absorver a frota, porque cada vez haverá mais veículos nas ruas. É preciso investir em transporte público, corredores de ônibus, trens, metrôs”, definiu o especialista.

Em Mogi, as linhas de ônibus municipais realizam 4 milhões de viagens por mês. Segundo o secretário de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, enquanto dois ônibus padrão transportam 190 passageiros, seriam necessários 122 automóveis para conduzir esse mesmo número de pessoas. A Cidade já conta com corredores para ônibus em duas vias: Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e Rua Ipiranga. (Jamile Santana - Especial para O Diário)

Fonte:O Diário de Mogi