quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Semae faz mais de 300 cortes de água por dia Número refere-se aos casos de moradores que deixaram de pagar a conta; autarquia está aprimorando serviço de telemarketing para reduzir cortes

Semae faz mais de 300 cortes de água por dia
Número refere-se aos casos de moradores que deixaram de pagar a conta; autarquia está aprimorando serviço de telemarketing para reduzir cortes

Publicada em 30/09/14

Daniel Carvalho


Dirceu Meira: "Estamos entrando em contato com as pessoas"

Luana Nogueira
Da reportagem local

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) realiza em média 300 cortes de água a cada dia em Mogi das Cruzes. A medida é tomada nos casos de inadimplência dos moradores. Para tentar reduzir os casos de cortes nas ligações, a autarquia implantou um sistema para realizar cobrança amigável das dívidas. A expectativa é de que nos próximos meses o número de interrupções apresente uma queda.

De acordo com o diretor-adjunto do Semae, Dirceu de Lorena de Meira, a média de 300 cortes de água não contabiliza os casos de ligações clandestinas que são identificadas pelas equipes de fiscalização da autarquia. 
"O sistema geralmente acusa cerca de 300 casos de inadimplência todos os dias. Melhoramos o sistema de fiscalização e as ligações clandestinas são identificadas quando observamos uma variação de consumo ou mesmo quando cortamos a água e vemos que a pessoa não religou", esclareceu.

Meira informou que o trabalho realizado pelo Departamento de Telemarketing do Semae começou a ser realizado há três meses. "Terceirizamos e ampliamos o serviço de atendimento. Criamos dentro desse grupo um setor de ativo que tenta fazer contato com as pessoas e pede para que elas procurem o PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) ou o Semae para que haja a correção da conta. As pessoas podem conseguir na internet a segunda via e fazer o pagamento", acrescentou.

Segundo diretor-adjunto, muitas vezes, a inadimplência é gerada pelo descuido dos clientes. "Identificamos casos que ocorreram por esquecimento. A pessoa coloca a conta em débito automático, só que não tem saldo, ou deixa para alguém pagar a conta, por exemplo. Isso acaba gerando um corte desnecessário para essas pessoas. Para evitar o corte é que estamos detectando as contas que têm 30 dias de vencimento e entrando em contato com as pessoas. Está havendo um retorno positivo, pois mais de 50% dos clientes estão se regularizando no Semae", explicou. 
Em alguns casos, as pessoas que estão com problemas de inadimplência podem renegociar a dívida com a autarquia.

Fonte: MogiNews