quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Justiça eleitoral promete retirar mais cavaletes No primeiro dia útil após a retirada de peças de campanha, a propaganda irregular novamente tomou as ruas e calçadas de vários pontos da cidade

Justiça eleitoral promete retirar mais cavaletes
No primeiro dia útil após a retirada de peças de campanha, a propaganda irregular novamente tomou as ruas e calçadas de vários pontos da cidade

Publicada em 30/09/14

Daniel Carvalho


Ontem, as calçadas estavam tomadas por cavaletes em diversos pontos de Mogi das Cruzes; mais ações de fiscalização serão feitas

Noemia Alves
Da reportagem local

Poucos candidatos e partidos políticos se intimidaram com a "força tarefa" organizada pela Justiça Eleitoral na sexta-feira passada para retirar cavaletes e demais propagandas eleitorais instalados de maneira irregular. Durante o fim de semana e já nas primeiras horas da manhã de ontem (primeiro dia útil após ação conjunta dos cartórios eleitorais) o que se via em Mogi das Cruzes era um amontoado de publicidade, desde os bairros ao centro da cidade. 
Para o juiz eleitoral Bruno Machado Miano, o grande número de cavaletes em rotatórias e nas calçadas é uma afronta ao serviço da Justiça Eleitoral e, como resposta ao descaso dos candidatos, ele promete uma nova ação nos próximos dias. "Vamos cumprir a lei (de nº 9.504/1997, a chamada Lei das Eleições) e atuar com mais rigor, principalmente nos casos de reincidência. Até mesmo porque até o momento, nenhum candidato foi retirar a propaganda no depósito da Prefeitura, o que demonstra total descaso e desinteresse com o que é certo ou errado nessas eleições", disse o magistrado. Bruno Miano não quis definir uma data ou horário da ação conjunta para preservar o chamado elemento surpresa. 
"A princípio, nossa proposta de retirar a publicidade irregular era fazer que os candidatos tivessem bom senso e utilizassem a propaganda móvel (cavaletes, bandeiras ou qualquer outro artefato) sem prejudicar o direito de ir e vir de pedestres e motoristas.

Ontem pela manhã, o Mogi News percorreu diversos pontos da cidade e constatou o excesso de material publicitário em Jundiapeba, Brás Cubas e César de Souza. A maioria dos cavaletes pertencia aos mesmos candidatos a deputados pelo PT, PR, PSB e PMDB que foram apreendidos na última sexta-feira.

No Mogilar, em frente ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, local de grande movimento de pedestres, inclusive em cadeira de rodas, e motoristas, a sequência de cavaletes dificultava qualquer passagem. A reportagem, inclusive, flagrou pedestres atravessando a via, após desviarem de muitos cavaletes. 
No centro da cidade, a situação é crítica no largo Primeiro de Setembro, na praça do Shangai, rotatória de acesso aos prédios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), canteiro central em frente aos prédios da Prefeitura e Câmara Municipal.


Balanço 
Da força-tarefa realizada na última sexta-feira, foram apreendidos 130 cavaletes em Brás Cubas e Jundiapeba, segundo os cartórios eleitorais da 74ª e 287ª Zona Eleitoral. Na área da 319ª Zona, de César de Souza, Rodeio, Jardim Araci, Itapeti, não foram recolhidos cavaletes, em razão do tempo chuvoso do fim de semana.

Fonte: MogiNews