quinta-feira, 26 de junho de 2014

Planalto confirma mudança nos Transportes após pressão do PR Ministro César Borges (BA) se reuniu com a presidente Dilma nesta manhã. Ele vai para pasta dos Portos; ex-ministro Paulo Passos voltará ao posto.

Planalto confirma mudança nos Transportes após pressão do PR
Ministro César Borges (BA) se reuniu com a presidente Dilma nesta manhã.
Ele vai para pasta dos Portos; ex-ministro Paulo Passos voltará ao posto.
Filipe Matoso
Do G1, em Brasília

César Borges e Paulo Sérgio Passos, durante transmissão de cargo nos Transportes em abril de 2013 (Foto: Edsom Leite/Ministérios dos Transportes)
César Borges e Paulo Sérgio Passos, durante transmissão de cargo nos Transportes em abril de 2013 (Foto: Edsom Leite/Ministérios dos Transportes)
César Borges e Paulo Sérgio Passos, durante transmissão de cargo nos Transportes em abril de 2013 (Foto: Edsom Leite/Ministérios dos Transportes)
O Palácio do Planalto divulgou nota oficial nesta quarta-feira (25) para confirmar a mudança no comando do Ministério dos Transportes. O ministro César Borges (PR-BA) deixará o comando da pasta e no lugar dele assumirá Paulo Sérgio Passos, também filiado ao PR e que já foi ministro da área entre julho de 2011 e abril de 2013.
Atualmente, Passos preside a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal da área de logística vinculada ao ministério.
Conforme o comunicado da Presidência, César Borges assumirá a Secretaria Nacional de Portos, que atualmente está sob comando de Antonio Henrique Pinheiro Silveira, ex-secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
A alteração atende a pressão do PR, que ameaçou deixar a base do governo federal para apoiar o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, caso não obtivesse mais participação no governo.
saiba mais
Cristiana Lôbo: Dilma define troca de ministro dos Transportes para atender PR
PROS aprova apoio a Dilma na eleição presidencial
Em convenção nacional, PSD aprova apoiar Dilma na eleição de outubro
Executiva do PP aprova apoio a Dilma, mas dissidentes contestam decisão
Após PTB anunciar apoio a Aécio, deputados estudam apoiar Dilma
O partido não estava satisfeito com a atuação de Borges na pasta e queria o retorno de Paulo Passos, que assumiu o posto em 2011, depois que Alfredo Nascimento deixou o cargo em razão de denúncias. À época, o PR também foi contra a indicação de Passos em razão de ele ser considerado de perfil técnico e não político.
A secretaria de portos era chefiada pelo PSB, que deixou o governo após a definição da candidatura a presidente de Eduardo Campos.
Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com César Borges, Paulo Passos e Antonio Henrique Silveira para acertar detalhes da troca. Também participaram os ministros Thomas Traumann (Comunicação Social) e Aloizio Mercadante (Casa Civil). Depois da reunião, todos deixaram o Planalto sem dar informações sobre o que ficou definido.

Fonte:G1.com