quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fim da viagens Radioterapia será retomada no dia 25

Fim da viagens
Radioterapia será retomada no dia 25
Serviço vai ser realizado no Centro Oncológico de Mogi e terá capacidade para atender cem pacientes por mês
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Convênio foi assinado ontem pelo Estado e pelo Instituto Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho em reunião entre Uip e os prefeitos do Alto Tietê
O atendimento de radioterapia retornará a Mogi das Cruzes em 25 de abril. O serviço será oferecido no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, do médico Flávio Isaías Rodrigues. A data foi divulgada durante reunião entre o secretário estadual da Saúde, David Uip, e os prefeitos do Alto Tietê e Guarulhos, realizada na capital paulista ontem. 
O convênio entre Estado e o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho foi assinado. O instituto arrendou o espaço e os equipamentos do Centro Oncológico. Os profissionais que trabalharão no local serão de responsabilidade do instituto. Quatro médicos farão parte do corpo clínico.

Inicialmente, a expectativa era atender, em média, 70 pacientes por mês, no entanto, o número, antes mesmo de iniciar as atividades, já foi aumentado para cem pacientes de toda a região.

Uip afirmou que o convênio será válido por um ano. O investimento ao longo deste período será de R$ 2,4 milhões, R$ 200 mil por mês.  "O atendimento por meio do instituto se encerará assim que o prédio de oncologia for concluído no Luzia (Hospital Luzia de Pinho Melo)", afirmou o secretário. "Nossa expectativa era de que a obra seria finalizada no segundo semestre de 2014, mas não será mais possível. Esperamos agora para o início de 2015", disse. 
"A parceria vai diminuir muito o problema dos pacientes oncológicos do Alto Tietê, mas a solução definitiva ocorrerá apenas com a finalização da obra no Luzia", alertou Uip. Segundo ele, pacientes até mesmo com leucemia serão atendidos em Mogi.


Renovação
O presidente da Diretoria Executiva do Instituto Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, Sérgio Luis Innocenzi, destacou que o acordo, válido inicialmente por um ano, poderá ser renovado "quantas vezes for necessário".

O secretário estadual prometeu que a cidade de Guarulhos também terá o atendimento em radioterapia "até o final do ano". "Nós já fizemos o pedido de um acelerador (equipamento responsável pelas sessões da radioterapia), mas é preciso, no , 120 dias para ele chegar", afirmou.

Sobre a demora em definir a volta da radioterapia à região, Uip destacou que "várias possibilidades foram tentadas e somente o convênio com uma entidade filantrópica apresentou a solução desejada". Sobre a definição pelo Instituto Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, o secretário afirmou "que foi o único que se dispôs a fazer". 
Presente à reunião, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SDD) avaliou que "o serviço (de radioterapia) nunca deveria ter deixado de ser realizado na cidade".

Fonte:Mogi News