quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sucesso Artista vai premiar uma criança hoje com pintura do famoso cão "Lalala"

Sucesso
Artista vai premiar uma criança hoje com pintura do famoso cão "Lalala"
Primeira a encontrar o desenho feito por ele, tirar uma foto ao lado e postar nas redes sociais será escolhida
Ricardo Rodrigues
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Há alguns meses, "Jaum", como é conhecido o artista de rua autor do "Lalala", passava despercebido. Agora, sua arte é disputada
Acompanhar uma sessão de trabalho do artista de rua João Ricardo Vieira Santos, o Jaum, não é tão fácil quanto era há seis meses. Quando começou a pintar a cadela "Lalala" pelas ruas do centro de Mogi das Cruzes, poucos paravam para olhar. No máximo desconfiavam do rapaz com uma lata de tinta na mão desenhando na parede. Mas o tempo passou e o personagem ganhou a cidade. Enquanto fazia o 98º trabalho em um muro na rua José Urbano Sanches, no Socorro, o grafiteiro foi parado mais de uma vez por fãs dele e do simpático cachorro.

O desenho é uma homenagem à cadela Dalila, da raça dogue alemão, que fez parte da família de Jaum por mais de uma década. Sem a pretensão de conquistar tantos admiradores, o artista saiu pelas ruas da cidade em abril colorindo muros de prédios abandonados. No começo, a maior preocupação era com a polícia e a interpretação errada que poderiam ter. Por isso, ele sempre desenhou durante o dia. Mas com a fama aumentando, isso mudou e muitos comerciantes começaram a procurar o artista para colorir as fachadas e paredes das lojas. "Foi uma surpresa muito grande. Minha intenção era apenas espalhar a arte por alguns prédios vazios, mas o pessoal aceitou bem o desenho", afirmou.

O sucesso é ainda maior com as crianças. O artista já ganhou seguidores mirins nas redes sociais e agora elas serão presenteadas. Hoje, até o fim da tarde, ele desenhará o 100º "Lalala" em um muro abandonado. Quando o desenho estiver pronto, o grafiteiro vai postar a foto do cachorro no Instagram (JAUM_GUMMI) e no Facebook (facebook.com/supergummi). A primeira criança a tirar uma foto com a arte e enviar para o artista em um desses endereços ganhará uma ilustração em casa. Vale usar uma conta dos pais para enviar a foto, mas os vencedores da promoção devem ter menos de 16 anos. "Eu fico muito animado em ver a criançada curtindo o desenho. Por mais que seja uma figura simpática, os temas não são infantis, mas acho que as cores chamam muito a atenção", disse o grafiteiro.

E o futuro do personagem é promissor. O "Lalala" será transportado para outras plataformas. Um documentário está sendo preparado para contar a história do cachorro, até a 100ª imagem, produzida hoje. Além disso, o artista prepara uma exposição de quadros que deverá ser lançada em janeiro de 2014, com o vídeo que mostrará a evolução do personagem.

Jaum já pintou o cachorro em outras cidades. O grafiteiro também é DJ e, nas viagens, quando sobra um tempo, ele procura paredes abandonadas para colorir os espaços. Porto Alegre e São Paulo receberam intervenções. O trabalho do artista pode ser conferido no blog lalaladog.tumblr.com.

Fonte:Mogi News