Luzia ganhará 10 leitos de UTI adulta
Anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado da Saúde, David Uip, que visitou o hospital do Mogilar ontem
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
O secretário David Uip conversa com o prefeito, Marco Bertaiolli, e o secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, durante visita ao Hospital Luzia de Pinho Melo
Em dois meses, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, ganhará dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. A novidade foi anunciada ontem durante visita do secretário de Estado da Saúde, David Uip. A criação dos novos leitos contribuirá para o aumento de 71% no número de internações realizadas na UTIs da unidade. A reunião contou com a participação da direção do hospital, do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), além do secretário-adjunto municipal de Saúde, Marcello Cusatis. A Imprensa não pode acompanhar a visita nas dependências do hospital.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, com a criação dos novos leitos, o hospital contará, em 60 dias, com 24 leitos de UTI adulta. De acordo com o superintendente das Unidades Afiliadas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Nacime Salomão Mansur, o investimento entre obra e equipamento, deve girar em torno de R$ 5 milhões. "Esses novos leitos vão desafogar a sala de emergência do Pronto Socorro que atende os doentes graves que precisam de leitos de UTI. O Estado repassará quase R$ 1 milhão ao hospital para manter o serviço", disse.
Segundo a direção do Luzia, uma média de 30 mil atendimentos é realizada todos os meses na unidade, sem contar as internações. O secretário-adjunto de Saúde de Mogi afirmou que o anúncio de novos leitos ajudará todo o sistema de saúde da cidade e região. "A Santa Casa está com os leitos de UTI estrangulados. Pedimos essa ampliação há cerca de um ano para o secretário Giovanni Cerri e agora ela foi atendida. A implantação dos novos leitos vai ser muito importante, principalmente para Mogi, apesar de o Luzia ser um hospital regional.", ressaltou Cusatis.
Uip apontou que a maior parte dos casos que chegam à unidade são de baixa complexidade que poderiam ser tratados em unidades básicas de saúde. "Pacientes não graves no Pronto Socorro representam 80% dos atendimentos. Vamos nos entrosar mais com Mogi e depois com os outros dez municípios da região para habilitar mais a rede".
Valorização
O secretário informou que um novo plano de cargos e carreiras para os médicos será apresentado ao governador Geraldo Alckmin. O projeto oferecerá remuneração diferenciada aos médicos de acordo com o tempo de serviço. Além disso, os profissionais receberão bonificação de acordo com sua graduação. Os médicos serão contratados com jornadas de trabalho que variam entre 12, 20, 24 e 40 horas. Os que atuarem em zonas periféricas e cidades do Interior terão acréscimo de 30% no salário.
Fonte:Mogi News