quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Saúde Luzia ganhará 10 leitos de UTI adulta

Saúde
Luzia ganhará 10 leitos de UTI adulta
Anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado da Saúde, David Uip, que visitou o hospital do Mogilar ontem
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O secretário David Uip conversa com o prefeito, Marco Bertaiolli, e o secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, durante visita ao Hospital Luzia de Pinho Melo
Em dois meses, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, ganhará dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. A novidade foi anunciada ontem durante visita do secretário de Estado da Saúde, David Uip. A criação dos novos leitos contribuirá para o aumento de 71% no número de internações realizadas na UTIs da unidade. A reunião contou com a participação da direção do hospital, do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), além do secretário-adjunto municipal de Saúde, Marcello Cusatis. A Imprensa não pode acompanhar a visita nas dependências do hospital.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, com a criação dos novos leitos, o hospital contará, em 60 dias, com 24 leitos de UTI adulta. De acordo com o superintendente das Unidades Afiliadas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Nacime Salomão Mansur, o investimento entre obra e equipamento, deve girar em torno de R$ 5 milhões. "Esses novos leitos vão desafogar a sala de emergência do Pronto Socorro que atende os doentes graves que precisam de leitos de UTI. O Estado repassará quase R$ 1 milhão ao hospital para manter o serviço", disse.

Segundo a direção do Luzia, uma média de 30 mil atendimentos é realizada todos os meses na unidade, sem contar as internações. O secretário-adjunto de Saúde de Mogi afirmou que o anúncio de novos leitos ajudará todo o sistema de saúde da cidade e região. "A Santa Casa está com os leitos de UTI estrangulados. Pedimos essa ampliação há cerca de um ano para o secretário Giovanni Cerri e agora ela foi atendida. A implantação dos novos leitos vai ser muito importante, principalmente para Mogi, apesar de o Luzia ser um hospital regional.", ressaltou Cusatis.

Uip apontou que a maior parte dos casos que chegam à unidade são de baixa complexidade que poderiam ser tratados em unidades básicas de saúde. "Pacientes não graves no Pronto Socorro representam 80% dos atendimentos. Vamos nos entrosar mais com Mogi e depois com os outros dez municípios da região para habilitar mais a rede". 

Valorização 
O secretário informou que um novo plano de cargos e carreiras para os médicos será apresentado ao governador Geraldo Alckmin. O projeto oferecerá remuneração diferenciada aos médicos de acordo com o tempo de serviço. Além disso, os profissionais receberão bonificação de acordo com sua graduação. Os médicos serão contratados com jornadas de trabalho que variam entre 12, 20, 24 e 40 horas. Os que atuarem em zonas periféricas e cidades do Interior terão acréscimo de 30% no salário.

Fonte:Mogi News