sábado, 6 de julho de 2013

Reclamação Tomógrafo do Hospital Luzia continua quebrado e sem prazo para conserto

Reclamação
Tomógrafo do Hospital Luzia continua quebrado e sem prazo para conserto
Equipamento deveria ter voltado a funcionar na quinta-feira, mas os pacientes continuam sem fazer o exame no local
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Hospital garante que todos os casos urgentes estão sendo encaminhados para outras unidades e que ninguém está desassistido
Ainda não existe prazo para que o tomógrafo do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, seja consertado. Ontem, os pacientes da unidade não conseguiam fazer os exames, mesmo com a promessa do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, de resolver a situação até quinta-feira. De acordo com nota da pasta, o hospital espera que a empresa responsável faça o reparo o mais rapidamente possível. 
Durante a visita ao prédio do Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, no distrito de Brás Cubas, realizada no dia 2, Cerri afirmou que o problema no equipamento de tomografia seria resolvido no dia 4. De acordo com ele, a falha se deve a "problema técnico da tubulação, que é muito comum para equipamentos muito usados". O tomógrafo está quebrado há pelo menos 15 dias e tem causado transtornos aos pacientes que necessitam fazer o procedimento. O Mogi News publicou no dia 26 de junho matéria com reclamações de pacientes do hospital. 
A dona de casa Ivani Cardoso de Moraes, de 59 anos, reclama que o filho Márcio Douglas Cardoso de Moraes, de 39 anos, está esperando por uma tomografia desde quarta-feira. "Ele chegou por volta das 20 horas com um corte na cabeça. Eles disseram que precisa fazer um exame de tomografia, mas que o aparelho do Luzia estava quebrado. Meu filho seria levado para o hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, mas não deram um horário", contou.

Ivani disse que o filho ficou aguardando por atendimento no corredor do hospital. "Ninguém dava nenhuma informação e não trocavam o curativo do meu filho, por isso, ele resolveu voltar para a casa na noite de quinta-feira, só para tomar um banho e trocar de roupa, porque o cheiro de sangue estava muito forte. Ele retornou hoje (ontem), por volta das 5 horas, mas informaram que a ambulância que o levaria para fazer o exame no Santa Marcelina tinha saído às 3 horas", relatou.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que técnicos da "Toshiba" estiveram na unidade no dia 4 de julho, para consertar o tomógrafo, porém, não obtiveram sucesso. O hospital espera que a empresa responsável pela manutenção do aparelho conserte-o rapidamente para evitar prejuízos à população. Foi dito que, enquanto o aparelho estiver em manutenção, os casos urgentes serão encaminhados para outras unidades de saúde e os casos eletivos serão reagendados.

Em relação ao paciente Márcio Douglas Cardoso de Moraes, o hospital informou que ele deu entrada na unidade no dia 4 de julho, por volta da 1 hora da madrugada, e, como seu caso não foi avaliado como urgente, o paciente teve o exame de tomografia agendado para ontem, 5 de julho, às 11h, no Santa Marcelina. No entanto, como o paciente saiu do Luzia, retornando após as 11h, não foi possível realizar o exame. O hospital informou que o procedimento foi reagendado e o paciente deveria fazer a tomografia ainda ontem.

Fonte:Mogi News