quinta-feira, 4 de abril de 2013

Em SP denúncia contra policiais cresce 35%


Em SP denúncia contra policiais cresce 35%
QUI, 04 DE ABRIL DE 2013 19:00
A-A+

Denúncia contra policiais no Estado cresce 35% em um ano / Foto Divulgação

As denúncias feitas contra policiais civis e militares do Estado de São Paulo subiram mais de 35% entre 2011 e 2012, de acordo com relatório da ouvidoria da Polícia.

Enquanto no ano passado foram registradas 7.455 casos, no ano anterior o número foi de 5.487.

Os casos envolvem desde ameaças feitas por policiais, má qualidade de atendimento, tráfico de drogas, até envolvimento em corrupção e homicídio.

A capital paulista foi responsável por boa parte das denúncias. No ano passado foram 3.497 casos, representando 46,9%. No ano anterior o número equivaleu a 43,5% das delações.

Para fazer as denúncias, 46% dos cidadãos usaram o e-mail em 2012. O relatório da ouvidoria ainda aponta que o segundo meio usado para informar o caso foi o telefone (38%). Apenas em 1% dos casos, a vítima fez a denúncia pessoalmente.

Caso

Neste ano, 12 policiais militares foram presos presos administrativamente sob suspeita de envolvimento no assassinato de dois jovens no último dia 16, na região central de São Paulo.

De acordo com imagens divulgas pelo "Fantástico", da TV Globo, no último domingo, dois ocupantes de uma moto mandam três jovens levantarem as mãos.

Com os rapazes já rendidos, os dois homens atiram diversas vezes e atingem dois deles. Os disparos continuam com os garotos caídos. O terceiro adolescente foge correndo.

Segundo o boletim de ocorrência, uma das vítimas foi atingida por seis tiros e a outra por 12. Após o crime, os dois atiradores voltam para a moto e deixam o local. As imagens flagram ainda um carro da PM próximo ao local e seguindo no mesmo sentido da moto após o crime.

A polícia informou que houve comunicação de perseguição por parte dos policiais, mas que os suspeitos fugiram. A suspeita é que a perseguição foi uma encenação e que, na verdade, os PMs davam cobertura aos criminosos no homicídio.

Para a delegada Elizabete Sato, as imagens mostraram pelo menos omissão por parte dos policiais. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi