quinta-feira, 11 de abril de 2013

Crueldade Animais são envenenados no bairro Jardim Camila


Crueldade
Animais são envenenados no bairro Jardim Camila
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Cães e gatos são as principais vítimas do envenenamento
Em menos de 20 dias, três casos de envenenamento de cães foram registrados no Jardim Camila. Os animais são mortos com chumbinho, usado para matar ratos. Essa é a segunda onda de ataques que o bairro registra. No ano passado, 15 animais, entre cães e gatos, foram mortos após comerem alimentos contaminados. O autor (que não se sabe se é um ou mais) dos ataques ainda não foi descoberto.

O médico veterinário Carlos Alberto Larrubia, que atende em uma clínica do Jardim Camila, tentou salvar um dos cachorros envenenados. A dona do cachorro percebeu o comportamento estranho. Ele começou a vomitar e a ter convulsão. "Ele foi envenenado, não tinha muito o que fazer. Só não sabemos com qual tipo de produto, provavelmente chumbinho, nem o motivo para isso", comentou.

Carlos Yoki Kawai, de 52 anos, comerciante do bairro, teve três cachorros mortos. Dois no ano passado e um neste ano. "Eu não sei o motivo para terem matado. Sei que deram alguma coisa envenenada. Eu sempre saía para passear com eles à tarde, sem coleira mesmo, porque eles eram muito dóceis. Certa vez, um deles voltou ´mole´, passam muito mal e morreu. Fiquei muito triste, traumatizado, nem quero ter cachorro mais".

O envenenamento de animais é crime ambiental, segundo lei federal. A pena para quem for flagrado cometendo o crime varia de três meses a um ano de prisão, além de multa. Os donos que tiverem seus animais envenenados devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e, se possível, apresentar um laudo de um veterinário comprovando o envenenamento como causa da morte. Imagens de câmeras de monitoramento perto das residências também podem ajudar a identificar os autores.

Fonte:Mogi News