sábado, 23 de março de 2013

lixo Empresa vem a Mogi para dar informações sobre usina


lixo
Empresa vem a Mogi para dar informações sobre usina
Noêmia Alves
Da Reportagem Local
Representantes da Energia Ambiental S/A devem vir a Mogi na próxima segunda-feira, dia 25, para detalhar o projeto de implantação do Parque de Reciclagem Energética Alto Tietê. O grupo empresarial, com sede no Rio de Janeiro, foi convidado a participar da audiência pública preparada pelo movimento "Lixão, Não!" na Câmara Municipal, com o objetivo de discutir novas técnicas de destinação final dos resíduos sólidos.

A iniciativa é do presidente da Associação de Proteção Ambiental Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti, que após uma sequência de matérias do Mogi News, decidiu buscar informações sobre o plano de trabalho da Energia Ambiental para o terreno de 400 mil metros quadrados que fica na Estrada do Taboão-Parateí. A proposta para implantação do empreendimento foi apresentada em agosto passado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O próximo passo é a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) pela empresa que, em seguida, deve solicitar licença prévia de instalação à Cetesb, além de certidão de diretriz junto à Prefeitura. 
A realização da audiência, segundo Berti, é primordial para o posicionamento do movimento sobre o empreendimento, e decisivo para o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o futuro do lixo na cidade e em toda região.

"Precisamos conhecer esse projeto, saber o que a empresa de fato quer fazer no local, qual a tecnologia que vai utilizar, como será a logística, capacidade de recebimento de lixo e geração de energia e também, sobre a geração de empregos. Dizer algo, agora, principalmente se posicionar contrário ao empreendimento, seria totalmente prematuro", comentou Mário Berti. "Isso não tem nada a ver com o lixão da Queiroz Galvão. Aterro é algo ultrapassado e uma usina que incinera lixo é uma tecnologia que precisamos conhecer", afirma.

O ex-secretário geral da Associação dos Municípios do Alto Tietê (AMAT), Pedro Campos Fernandes, também estará na audiência pública. "Vou demonstrar técnicas de destinação de lixo que estão sendo desenvolvidas em várias partes do mundo e que estão planejadas pela Energia Ambiental para ocorrer aqui em Mogi, no Alto Tietê", comentou ele. Fernandes trabalhou como consultor para a Energia Ambiental entre 2009 e 2011.


Frente Parlamentar 
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) também está interessado em obter informações sobre a Energia Ambiental e o projeto que ela tem para Mogi. Por meio da Assessoria de Imprensa, Gondim informou que já solicitou da Secretaria de Estado do Meio Ambiente vistas ao plano de trabalho e busca contato com os responsáveis pela Energia Ambiental S/A. 

Em estudo 
Por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa, a Cetesb confirmou apresentação do Plano de Trabalho de instalação de usina pela Energia Ambiental S/A. Entretanto, segundo o órgão, ainda não foi iniciado processo de estudo e avaliação de impacto ambiental. O órgão forneceu um endereço para contato com a empresa - Rua Surubim, 577 - 9º andar - Brooklin Novo - São Paulo/SP; porém, a reportagem não conseguiu localizar nenhum responsável pela Energia Ambiental S/A. 

Contra
Em nota encaminhada pela Coordenadoria de Comunicação Social, a Prefeitura afirmou que "a cidade vem buscando soluções ambientalmente corretas para a destinação dos resíduos sólidos e, ao mesmo tempo, é contrária à instalação de empreendimentos, no Taboão, que sejam utilizados para o processamento de lixo. Isso ocorre porque o Taboão é o principal vetor de crescimento industrial e econômico da cidade, com capacidade de gerar empregos e riquezas e, justamente por isso, não deve ser utilizado para abrigar iniciativas que possam contrariar sua vocação natural".

Fonte:Mogi News