quinta-feira, 28 de março de 2013

Capacitação Cursos são levados a bairros afastados


Capacitação
Cursos são levados a bairros afastados
Projeto do Fundo Social tem como objetivo proporcionar à população conhecimentos para gerar renda

Projeto mãos na massa ensina as pessoas a prepararem vários pratos que podem virar produtos de um negócio próprio, por exemplo
Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes em parceria com entidades e associações da cidade já estão beneficiando mais de cem pessoas. Foram iniciadas as aulas para as primeiras turmas de 2013 dos cursos de corte e costura e de panificação de pães caseiros, desenvolvido pelo tradicional projeto Mãos na Massa. 
O curso Mãos na Massa está sendo realizado atualmente em dois bairros: no Jardim Santos Dumont II, em parceria com a Paróquia São Pedro, e no Conjunto Santo Ângelo, em parceria com a Congregação das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família. As aulas são ministradas no período da tarde e cada núcleo atende 20 alunos. 
"Há um interesse muito grande da comunidade por estas aulas, já que muitas mulheres conseguem complementar a renda da família fabricando pães ou peças de artesanato. Por isso, os cursos acontecem de forma contínua e novas turmas são formadas assim que ocorrem as formaturas", explicou a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli.

O projeto Mãos na Massa ensina o preparo artesanal de pães, bolos e sucos, além de ministrar aulas sobre noções de higiene e de empreendedorismo. É uma das iniciativas mais solicitadas ao Fundo Social. "As aulas são itinerantes e ministradas por profissionais. Entidades, igrejas e associações oferecem suas instalações", explicou o secretário-adjunto de Assistência Social, Edson dos Santos, lembrando que todas as receitas foram testadas e têm fácil execução. "Procuramos trabalhar com turmas pequenas para que os alunos recebam toda a atenção necessária", acrescentou. 
Já as aulas de corte e costura estão sendo realizadas no distrito de Jundiapeba, em parceria com a Organização Social Amizade e Progresso (Osap) e também no Jardim Piatã, em parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Piatã I e II. No total, 75 pessoas participam das aulas que ensinam técnicas para a confecção de bolsa, sacolas ecológicas e outros produtos que podem ser comercializados pelas alunas como forma de incremento da renda familiar. Mais informações pelo telefone (11) 4798-5143.

Fonte:Mogi News