quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jundiapeba Líderes pedem solução para os alagamentos


Jundiapeba
Líderes pedem solução para os alagamentos
Temporal da última terça-feira deixou várias ruas alagadas e água invadiu casas, porque esgoto antigo não suporta mais o crescimento do bairro
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Tobias: prefeitura investiu, mas precisa melhorar
Em poucos minutos a chuva de terça-feira deixou vários pontos de alagamento no distrito de Jundiapeba. O problema recorrente traz uma série de prejuízos para os moradores da região. A drenagem deficiente das áreas é um dos pontos descritos como causadores da situação. A Secretaria de Serviços Urbanos tem conhecimento dos problemas que ocorrem no distrito e se comprometeu a executar trabalhos de melhorias "tão logo haja recursos orçamentários para tal".

O líder comunitário de Jundiapeba, Devanir Barbosa, contou que a forte chuva e suas consequências surpreenderam os moradores do distrito. "Foi uma enchente que há muito tempo não víamos. Em poucos minutos as ruas estavam cheias de água e o esgoto batia na canela das pessoas", relatou. Para ele, o sistema de escoamento da região não foi suficiente para comportar a quantidade de água da chuva. "Jundiapeba cresceu muito, foram quase 2 mil apartamentos construídos. O distrito está com muitas pessoas, a rede de esgoto não deu vazão e a infraestrutura que temos não comportou", avaliou.

Para ele, é preciso que um trabalho de avaliação seja realizado no distrito para evitar novos alagamentos. "Que esse alagamento seja um alerta para a Prefeitura e que o Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) venha a fazer um estudo para melhorar esse sistema", solicitou. Barbosa lembrou ainda do congestionamento provocado pelo acúmulo de água. "Parou todo o trânsito. Isso mostrou que só temos uma saída para Suzano, muitas pessoas demoram quase duas horas para fazer o trajeto", acrescentou.

O policial militar aposentado, Expedito Ubiratan Tobias, também pediu a melhoria do sistema. "A prefeitura investiu muito em Jundiapeba nos últimos anos, mas alguns detalhes ainda precisam melhorar", disse. 
Por meio da Coordenadoria de Comunicação, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, informou que o distrito de Jundiapeba está recebendo obras de pavimentação, com implantação de sistema de drenagem. São 16 ruas e 50 quarteirões beneficiados, numa área total de 47.040 metros quadrados e investimento de R$ 7,6 milhões. "A região ainda é complicada no que se refere à drenagem, porque existem, por exemplo, casos pontuais de imóveis que foram construídos abaixo do nível da rua, portanto que ainda sofrem com alagamentos quando da ocorrência de chuvas mais intensas", informou na nota. A Secretaria entende que este trabalho tem de ser ampliado a toda aquela região e se compromete com a execução desses trabalhos.

Fonte:Mogi News