quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Filha de William e Kate pode ser rainha


Filha de William e Kate pode ser rainha
QUI, 10 DE JANEIRO DE 2013 15:40
A-A+

Por determinação da rainha Elizabeth 2ª, o filho do casal fará parte da sucessão real / Foto Divulgação

A rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, emitiu uma declaração determinando que o bebê filho do príncipe William e de Kate Middleton faça parte da sucessão real independente do sexo. Isso significa que, caso os dois tenham uma menina, ela será chamada de princesa e poderá ser rainha.
A decisão foi publicada na edição de ontem (9) do "London Gazette", um dos diários oficiais britânicos, e acaba com as especulações sobre o futuro da criança na sucessão real. Desse modo, o filho de William, seja menino ou menina, será o terceiro na linha sucessória, atrás do pai e do avô, o príncipe Charles.
"Todas as crianças do filho mais velho do príncipe de Gales [Charles] devem ter e gozar do estilo, título e atributos de alteza real, com a dignidade do título de príncipe ou princesa prefixado ao seu nome cristão ou com outros títulos de honra", diz a declaração.
A chamada carta-patente altera uma proclamação do pai de Elizabeth 2ª, o rei George 5º, quem determinara que apenas se o filho mais velho dos casais reais fosse homem poderia ser chamado de príncipe e assumir a Coroa britânica. Uma menina teria apenas o título de "dama" e não seria conhecida por "sua alteza real".
Cartas-patente permitem que o monarca faça alterações ou proclamações, normalmente envolvendo o título ou status de autoridade de uma pessoa sem a necessidade do consentimento do Parlamento.
A mudança já era esperada, depois de o Reino Unido e outros 15 países da Comunidade Britânica (Commonwealth) concordarem com uma mudança nas regras da sucessão real, para que os homens não tenham mais a prioridade ao trono. (Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi