quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bibo quer definir as comissões este mês


Legislativo
Bibo quer definir as comissões este mês
Presidente da Câmara Municipal pretende reunir os 23 vereadores para fechar escolhas antes do retorno deles ao trabalho, que será em fevereiro
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Vereadores estão em recesso e só voltam a trabalhar no dia 5 de fevereiro, mas Bibo quer resolver situação antes do retorno geral
O presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, espera retornar do recesso parlamentar, em 5 de fevereiro, com as comissões permanentes já definidas. Ele pretende reunir os 23 vereadores em uma reunião no fim deste mês. A data ainda não foi marcada, mas deverá ocorrer dia 28 ou 29. "Vou encaminhar ofícios a todos os gabinetes", disse o republicano. "Quem não comparecer dará um indicativo de que não quer participar", afirmou Bibo.

O objetivo é fazer com que os debates ocorram nesta futura reunião e, assim, evitar as discussões em plenário, o que poderia desgastar ainda mais o relacionamento entre os parlamentares, que já começou conturbado com a eleição para a mesa diretiva. Seis vereadores abandonaram a Câmara e não participaram da sessão que elegeu o republicano. Eles apoiavam outra chapa, liderada por Mauro Araú-jo (PMDB). 
São 12 comissões permanentes: Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente; Transportes e Segurança Pública; Educação; Cultura, Esporte e Turismo; Indústria, Comércio, Agricultura e Relações do Trabalho; Saúde e Assistência Social; Serviços Públicos e Semae; Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Criança e Adolescente; e Conselho de Ética.

Elas são formadas por três membros. Um deles exercerá a função de presidente. Assim como a eleição da mesa diretiva, a escolha, caso ocorra em plenário, é feita voto a voto. Quem deseja fazer parte do trio coloca o nome à disposição. 
Para se tornar presidente, Bibo assinou uma carta-compromisso que garantiria o apoio à formação de comissões indicadas pelo G7, grupo de eleitos para o primeiro mandato. Entre as propostas está a formação de grupos temáticos compostos, exclusivamente, por vereadores que apoiaram a eleição do republicano. 
"O compromisso será mantido, mas quero dialogar. Vamos usar o bom senso na escolha das comissões, como, por exemplo, deixar o Emerson Rong (PR) fora do trio ligado à área da saúde para incluir um médico, uma vez que ele é da mesa diretiva", disse Bibo. 
Sobre o desmembramento das comissões e a ampliação do número de componentes, Bibo vai propor que as mudanças ocorram este ano. "Vamos ter trabalho para formar as 12 e todas as negociações podem não servir de nada, caso haja estas alterações", afirmou.

Fonte:Mogi News