Área para instalação de usina será definida em 2013
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação
Usina seria solução para o lixo de Mogi e outras quatro cidades
A definição da área que abrigará a futura usina de incineração de lixo e geração de energia no Alto Tietê, por meio do consórcio entre Mogi das Cruzes e outras quatro cidades da região, será anunciada somente no início de 2013. A informação é da Assessoria de Imprensa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que coordena os trabalhos a serem concretizados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio formado pelos municípios de Mogi, Arujá, Salesópolis, Biritiba Mirim e Guararema.
No momento, segundo a estatal, são elaborados "estudos de viabilidade técnica-econômica, além da modelagem institucional para o empreendimento". Para isso, técnicos e secretários de Meio Ambiente das prefeituras consorciadas têm se reunido frequentemente para discutir "o desenvolvimento do projeto e a tomada de providências que se fizerem necessárias", segundo justificou a Sabesp.
O mais recente encontro foi há cerca de 15 dias e, segundo apurou o Mogi News, foram apresentadas dez áreas na região, para a possível implantação do empreendimento. A maioria dos terrenos indicados fica em Mogi das Cruzes.
A expectativa é de que a usina, que tem custo estimado em R$ 150 milhões, comece a operar em 2015. Isto porque a licitação para contratar a empresa que administrará o empreendimento deve ser aberta em 2013. Como é uma concorrência pública, com participação de grandes empresas, ela deverá durar um ano. A construção tem início previsto para 2014. O local ainda será definido.
Fonte:Mogi News