quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Solução sustentável Área para instalação de usina será definida em 2013


Solução sustentável
Área para instalação de usina será definida em 2013
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação

Usina seria solução para o lixo de Mogi e outras quatro cidades
A definição da área que abrigará a futura usina de incineração de lixo e geração de energia no Alto Tietê, por meio do consórcio entre Mogi das Cruzes e outras quatro cidades da região, será anunciada somente no início de 2013. A informação é da Assessoria de Imprensa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que coordena os trabalhos a serem concretizados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio formado pelos municípios de Mogi, Arujá, Salesópolis, Biritiba Mirim e Guararema.
No momento, segundo a estatal, são elaborados "estudos de viabilidade técnica-econômica, além da modelagem institucional para o empreendimento". Para isso, técnicos e secretários de Meio Ambiente das prefeituras consorciadas têm se reunido frequentemente para discutir "o desenvolvimento do projeto e a tomada de providências que se fizerem necessárias", segundo justificou a Sabesp. 
O mais recente encontro foi há cerca de 15 dias e, segundo apurou o Mogi News, foram apresentadas dez áreas na região, para a possível implantação do empreendimento. A maioria dos terrenos indicados fica em Mogi das Cruzes. 
A expectativa é de que a usina, que tem custo estimado em R$ 150 milhões, comece a operar em 2015. Isto porque a licitação para contratar a empresa que administrará o empreendimento deve ser aberta em 2013. Como é uma concorrência pública, com participação de grandes empresas, ela deverá durar um ano. A construção tem início previsto para 2014. O local ainda será definido.

Fonte:Mogi News