sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Saúde Exames de ressonância começam em janeiro, na Santa Casa de Mogi


Saúde
Exames de ressonância começam em janeiro, na Santa Casa de Mogi
Alto Tietê passa a ter 1º equipamento público de ressonância magnética para melhorar atendimento a pacientes
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Serviço foi batizado com o nome de antiga funcionária da Santa Casa: Leonor Delascio Cusátis
O Centro de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa de Mogi das Cruzes deve entrar em operação na primeira quinzena de janeiro, com a realização de exames de ressonância magnética - um serviço inédito na região pela rede pública de Saúde. 
A informação foi apresentada ontem pelo provedor do hospital, Mário Calderaro durante cerimônia de inauguração do espaço, batizado com o nome de uma antiga funcionária da Santa Casa: Leonor Delascio Cusatis Máximo. 
A princípio, segundo o provedor, serão realizados em média 600 exames por mês, num atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. "Contudo, gradativamente, no decorrer do ano, os serviços devem ser estendidos também para convênio e particulares, já que o aparelho terá capacidade para realizar até 2 mil procedimentos e operar durante 24 horas ininterruptas", detalhou Calderaro. 
O valor do custo para manutenção do espaço não foi divulgado. Contudo, segundo o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) toda a oferta e faturamento dos serviços serão gerenciados pela Santa Casa em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) - mesma organização social que é responsável pelo gerenciamento do Programa Saúde da Família (PSF) e dos três Postos de Saúde 24 horas no período noturno, finais de semana e feriados. 
Com cerca de 360 metros quadrados (m2) erguidos num prédio anexo ao hospital, o Centro de Diagnóstico por Imagens da Santa Casa é fruto de um investimento de R$ 1,4 milhão, incluindo a obra, e terá, ainda, a oferta de exames de tomografia computadorizada, densitometria óssea, ultrassonografia e mamografia. 
"A partir de hoje (ontem) a Santa Casa inicia uma nova era, uma nova página da sua história e com uma administração 100% técnica e de extrema competência", declarou Bertaiolli, em seu discurso. Ele se referia à reeleição de Mário Calderaro para a provedoria da filantrópica pelo próximo biênio (2013/2014), além do novo grupo administrativo coordenado por Sidney Mori além de Claudio Pavanelli. 
Bertaiolli adiantou ainda que manterá com o hospital a contratualização de serviços de Pronto Socorro, mamografia, tomografia, ultrassonografia, densitometria, além do "Mãe Mogiana". "Hoje, 99% do que é oferecido pela Santa Casa, com qualidade, advém da parceria e fiscalização da Prefeitura. Até porque, esses serviços que têm aqui não terão no Hospital de Brás Cubas (em construção) porque será uma rede interligada pelo SIS e complementar", detalhou o prefeito mogiano. 
O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, confirmou que o aparelho de ressonância magnética da Santa Casa é o que há de mais avançado em diagnósticos por imagens. "Nenhum hospital público da região tem um equipamento como este, modelo de 1,5 Tesla, com ampla capacidade de armazenamento de imagens, em alta definição e qualidade", destaca dele, estimando uma queda na espera pelos exames de ressonância de 60 para 30 dias.

Fonte:Mogi News