sábado, 1 de dezembro de 2012

No verão Semae intervém em dez bairros para evitar seca


No verão
Semae intervém em dez bairros para evitar seca
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Semae prepara operação para evitar a falta de abastecimento
Dez bairros da região oeste de Mogi, além da parte alta de Brás Cubas são, atualmente, focos de ações especiais do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) para reforço do abastecimento a fim de evitar a seca durante o verão. São eles: Jundiapeba, Vila Jundiaí, Vila Bela Flor, Vila Lavínia, Vila Estação, Vila Rei, Vila Pomar, Vila Brasileira, Vila Moraes (Morumbi, Vila da Prata e Jardim Nathalie), Conjunto Jefferson. 
De acordo com a direção do Semae existe, nessas regiões, a realização de uma série de intervenções e implantação de plano preventivo para atender plenamente à necessidade de abastecimento de água dos populares, de modo a compensar o acréscimo no consumo que é historicamente registrado no período do verão. "Essas áreas passam por monitoramento constante e já há ações programadas para serem colocadas em prática no caso da detecção de alguma deficiência", ressalta a direção da autarquia, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. 
Segundo o Semae, Jundiapeba deve receber grande parte das ações para reforço do abastecimento de água, como por exemplo, utilizando água da Sabesp, na adutora que parte da rua Senador Dantas. 
Na Vila Jundiaí e Vila Bela Flor há proposta para monitorar e regular a pressão de entrada do booster (equipamento que aumenta a pressão da água para que ela possa chegar a locais mais altos) da Vila Jundiaí. 
Na Vila Lavínia e Vila Estação já está em execução, segundo autarquia, o processo de setorização, que é, na verdade, a implantação de redes para assistir individualmente esses bairros a fim de equalizar a distribuição da água naquela região. 
Na Vila Rei há programação para adaptar o bombeamento direto na rede e diminuir o bombeamento no período noturno, que gera queda de pressão. 
Na região da Vila Pomar e Vila Brasileira a proposta é utilizar duas bombas no período noturno para garantir o pleno abastecimento dos dois locais e monitorar e controlar o nível do reservatório elevado. Na região da Vila Moraes deve ser realizado rodízio de abastecimento dos reservatórios existentes e bombeamento, com monitoramento, da linha que abastece ainda o Parque Morumbi, Vila da Prata e Jardim Nathalie. 
No Conjunto Jefferson, que fica há mais de três quilômetros do centro comercial do distrito de Jundiapeba, a proposta para este Verão de 2013 é ampliar o sistema de reserva e abastecimento por carro-pipa. Lá, há a proposta de instalação de um reservatório metálico com capacidade para 100 m³ de água, num investimento de de R$ 376.714,24. Contudo, a medida ainda está em processo de licitação, ou seja, para realização das obras a partir do ano que vem.

Fonte:Mogi News