sábado, 1 de dezembro de 2012

Consumidor Diretores do Procon de SP vem implantar Sindec


Consumidor
Diretores do Procon de SP vem implantar Sindec
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Dori: empresas serão listadas
Diretores do Procon de São Paulo virão a Mogi das Cruzes nesta segunda-feira, às 11 horas, para visitar a sede da unidade de Mogi das Cruzes. O encontro, que ocorrerá no Gabinete do Prefeito, tem como objetivo prestigiar o trabalho desenvolvido pelo órgão do município. Na ocasião, técnicos do Procon do estado começarão a implantar o programa para integrar a cidade ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec). A expectativa é que o serviço esteja disponível até o início do próximo ano.

Mogi foi um dos poucos municípios escolhidos para receber o sistema, que ainda está em implantação experimental no estado de São Paulo. A partir de agora, todas as reclamações fundamentadas feitas na cidade integrarão o cadastro nacional. "Existe o cadastro municipal, que é integrado ao estadual, que a partir de agora passará a se interligado com o nacional. Por isso, quando recebemos reclamações de empresas e serviços, mesmo elas sendo resolvidas ou não, seus nomes serão inseridos nessa lista e lá ficarão por cinco anos", explicou o coordenador do Procon de Mogi, Isidoro Dori Boucault Netto.

A ideia é que o sistema deva, aos poucos, ser ampliado para Procons de outras cidades de São Paulo e mais tarde para os demais estados. "Essa visita é para incentivar o trabalho que desenvolvemos, no qual temos grande apoio da Prefeitura. Na ocasião, o diretor executivo do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Goes, bem como a diretora de relações institucionais do órgão, Regina Accorse Lunardelli, devem comparecer para nos apoiar", destacou o coordenador.

O principal objetivo desse cadastro é servir como instrumento para o consumidor na hora da compra. Na relação, que pode ser consultada por qualquer pessoa, é possível saber se uma empresa é ou não confiável. "Não é bom para a imagem da empresa ter o nome vinculado a esse cadastro. Queremos que a consulta a essa lista seja rotineira, para que as pessoas tomem cuidado no momento da compra", observou Netto.

Para manipular o novo sistema, os funcionários receberam treinamento em São Paulo no último dia 22. "Os técnicos implantaram o sistema na unidade central, em Brás Cubas e em Jundiapeba. Vamos ganhar equipamentos completos de informática para poder trabalhar com o cadastro. O Sindec será um novo instrumento para defesa do consumidor em Mogi", ressaltou.

Fonte:Mogi News