sábado, 3 de novembro de 2012

Taiaçupeba Projeto deve reforçar a segurança em distrito


Taiaçupeba
Projeto deve reforçar a segurança em distrito
Sistema chamado de Tecla Um, baseado em um programa de computador, vai facilitar o contato entre os moradores e os policiais militares da base
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
Expectativa é de redução no número de ocorrências, o que beneficiará a população e visitantes
Preocupados com o aumento da criminalidade no distrito, os moradores de Taiaçupeba querem retomar um projeto que traz mais segurança e auxilia o trabalho da Polícia Militar. Após várias ocorrências como explosões de caixas eletrônicos e assaltos a residências, eles querem implantar o sistema chamado de Tecla Um, um programa de computador que liga a base da PM aos celulares dos moradores cadastrados. 
Na prática o morador vai possuir um cadastro em um programa de computador, que ficará disponível aos policiais militares na base do distrito. Em caso de emergência, o morador disca a tecla 1 do celular, sem precisar completar a chamada de emergência. A base é acionada e os policiais entram em contato com o morador por meio de telefones fixos ou de vizinhos. Se houver uma situação de perigo, a polícia é encaminhada ao local. 
Parte do sistema já está pronto, segundo o presidente da Associação Amigos de Taiaçupeba (SAT), Aparecido do Ó. "O software já está pronto e chegamos a fazer uma demonstração à polícia e aos moradores na última semana. Este projeto deve ajudar principalmente os moradores de áreas mais distantes do distrito, como os sítios, por exemplo, que têm sido alvos de assaltos", comentou.

O investimento é de R$ 5 mil. O sistema já funcionou em parceria com os moradores e a polícia até 2005, mas após a reforma da base não voltou a ser instalado. "Na época, tivemos uma redução significativa no número de ocorrências", detalhou Aparecido.

O sistema pode reforçar a segurança de 9 mil pessoas. "São 4 mil moradores e outros 5 mil habitantes flutuantes, que são visitantes ou pessoas que só ficam em Taiaçupeba aos fins de semana", disse. Um primeiro contato com o comando da Polícia Militar já foi feito. Os policiais conheceram o sistema. Agora, o projeto passa por avaliação e, se aprovado, a PM deve ceder um policial para operar o software.

Fonte:Mogi News