quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Obras Chavedar busca verba para corredor de ônibus


Obras
Chavedar busca verba para corredor de ônibus
Secretário de Planejamento estará em Brasília hoje para defender o projeto que tem como objetivo ligar os distritos de Jundiapeba e César de Souza
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

João Francisco Chavedar vai a Brasília hoje para apresentar os detalhes técnicos do projeto
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, estará hoje em Brasília, no Ministério das Cidades. Ele vai apresentar e defender tecnicamente o projeto de construção de um corredor de ônibus ligando a cidade de leste a oeste, isto é, de Jundiapeba a César de Souza. Objetivo é obter do governo federal o financiamento das obras, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana. 
O valor do projeto não foi divulgado pelo secretário Chavedar, porém, segundo informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, o projeto prevê a construção de uma nova via com 24 quilômetros de extensão e contempla um projeto urbanístico que privilegia a mobilidade urbana, com acessibilidade e estruturas de modernidade, como ciclovias.

Além de Mogi, outras 74 cidades brasileiras consideradas de médio porte foram selecionadas para receber investimentos do PAC 2 Mobilidade Urbana. Ao todo, o governo federal quer investir R$ 7 bilhões nos projetos apresentados por municípios com população de 250 mil a 700 mil habitantes. 
O resultado da seleção de propostas, desta primeira fase, segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério das Cidades, está previsto para o dia 14 de dezembro.


Passagem subterrânea
Além do corredor de ônibus, outro projeto da Prefeitura para obter recursos destinados à mobilidade urbana em Mo-gi - que também deve ser apresentado para obtenção de recursos - é o da passagem subterrânea na área central, ligando o corredor da rua Doutor Ricardo Vilela e a avenida Governador Adhemar de Barros com as ruas Cabo Diogo Oliver e Hamilton Silva e Costa, possibilitando o fechamento das passagens de nível da praça Sacadura Cabral e da Doutor Deodato Wertheimer.

No momento, segundo a Coordenadoria de Comunicação Social, a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo está desenvolvendo os primeiros estudos para a elaboração do termo de referência. 
Com isso, será possível saber o valor necessário para a contratação do projeto básico para a obra, o que definirá os investimentos.

Fonte:Mogi News