sábado, 24 de novembro de 2012

emergências: Telemedicina é inédita em toda a América Latina


emergências
Telemedicina é inédita em toda a América Latina
Jorge Moraes

Marly: "Ainda este ano, teremos sistema inédito no País"
A Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) 192 pode ser a primeira unidade de socorro da América Latina a implantar a telemedicina nas viaturas. A proposta é instalar câmeras em cada unidade móvel que enviam imagens em tempo real do atendimento para a central de regulação. Diretamente da base, o médico regulador acompanha visualmente a equipe e a vítima, determinando ações que ajudam a salvar vidas. 
O processo ainda está em fase de estudo e deve contar com a orientação do médico Antonio Mattos, diretor de Telemedicina do Centro de Trauma da Universidade de Miami, que desenvolveu um sistema para ajudar no resgate e tratamento de soldados na guerra do Iraque e tratar de lesões de atletas nas Olimpíadas da África do Sul. "Nós nos encontramos com ele em um congresso e tínhamos umas ideias que iam ao encontro dos projetos dele. Só conseguiremos implantar de forma ideal esse sistema quando tivermos à disposição a internet 4G no Brasil. Ganharemos tempo para salvar vidas, agilidade no atendimento e até mesmo transparência nos serviços de socorro", explicou a coordenadora-geral da Cure, Marly dos Reis Monteiro Garcia. 
Atualmente, o sistema de comunicação da unidade é gravado. "Com a implantação da imagem, vamos impor um padrão de referência e protocolo das equipes. Podemos dizer que isso deve acontecer em um futuro muito próximo", disse. (J.S.)

Fonte:Mogi News