terça-feira, 23 de outubro de 2012

Volta Fria Bertaiolli se reúne com Transpetro e Cetesb


Volta Fria
Bertaiolli se reúne com Transpetro e Cetesb
Empresa de combustível e Semae apresentaram balanços das ações colocadas em prática no local contaminado após o rompimento de duto
Guilherme Berti / PMMC

Contaminação: Cetesb irá analisar documentos apresentados; relatório será divulgado em novembro
A fim de acompanhar o passo a passo das ações de todos os envolvidos no caso do rompimento do duto na região da Volta Fria, ocorrido em 2010, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) recebeu ontem o diretor da Transpetro, Cláudio Campos. Um estudo de investigação detalhado foi entregue pela Transpetro à Cetesb, que deverá apresentar um resultado da análise de todos os documentos no mês que vem.

A reunião, marcada há 40 dias, foi intermediada pelo deputado federal Junji Abe. O encontro contou ainda com a participação do gerente regional da Cetesb, Edson dos Santos.

Segundo o prefeito, esta foi a primeira reunião com todos os envolvidos, após diversos contatos entre o deputado mogiano e diretores da Transpetro, no Rio de Janeiro. Um balanço das ações do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) também foi apresentado. "Houve um envolvimento imediato da Prefeitura, inclusive, uma das famílias, que teve de deixar a área, faz parte do Aluguel Solidário", informou o prefeito, ressaltando que outras medidas estão sendo adotadas, principalmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O deputado Junji Abe salientou que a reunião foi fundamental para que algumas dúvidas fossem esclarecidas. "Muitas informações acabam levando uma preocupação ainda maior à população por não conhecerem todo o processo", disse.

Já o diretor da Transpetro destacou que a empresa vem tomando medidas para remediar os impactos. "Realizamos várias ações de remediação emergencial", explicou o diretor. 
A Transpetro deu início ao plano de recuperação definitiva do terreno, conforme normas da Cetesb.

O estudo de investigação detalhada da área afetada é parte deste plano e será usado como base para a implantação das medidas. "Tudo o que foi solicitado, neste caso, vem sendo cumprido", afirmou o gerente regional da Cetesb.

Fonte:Mogi News