terça-feira, 23 de outubro de 2012

Poder de fogo


Cristina Gomes (Interina
Divulgação

Poder de fogo
A futura bancada do PSD já se uniu com a bancada do PSDB para formarem juntos um único bloco galgado ao posto de mais representativo da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a partir de janeiro de 2013.
Grupo seleto
Desse grupo serão ao todo seis vereadores - Juliano Abe, Cláudio Miyake, Pedro Komura, Carlos Evaristo, Antonio Lino e Protássio Nogueira. O grupo formado por seis políticos, agora unificados, é maior do que o dos republicanos, que contam com cinco integrantes - Odete Sousa, Rubens Benedito Fernandes, Sadao Sakai, Emerson Rong (Émerson do Posto de Saúde) e Vera Rainho. 

Encontros separados
Os dois grupos (PSD/PSDB e PR) se reuniram ontem em encontros distintos com o prefeito Marco Bertaiolli no gabinete. PSD e PSDB tomaram esta decisão para facilitar a votação de projetos importantes dentro do legislativo. Apesar disso, não foi definido ainda quem deverá ser o principal interlocutor do prefeito Bertaiolli junto a este grupo. 

Suplentes
Um dos argumentos para a união é que os próprios suplentes são os da coligação formada por ambas as siglas. Hoje os encontros entre as bancadas dos partidos e o prefeito continuam. Até o PT, que elegeu dois vereadores - Clodoaldo Aparecido de Moraes e Iduígues Ferreira Martins, será convidado a participar da conversa.


O antigo G-9
A composição partidária da Câmara de Mogi para 2013 já demonstra que o legislativo será dividido por grupos para "fazer a roda engrenar". A última vez em que houve a divisão de grupos foi na segunda gestão do ex-prefeito Junji Abe (PSD), quando surgiu o G-9, formado em sua maioria por vereadores que estavam chegando pela primeira vez ao legislativo: Mauro Araújo, Odete Sousa, pastor Carlos Evaristo, Vera Rainho e outros.


Herança tucana
O gabinete do vereador Jolindo Rennó Costa vai ser, a partir do próximo ano, do vereador eleito Sadao Sakai (PR). Estrategicamente localizado no segundo andar, o gabinete já foi até visitado pelo futuro ocupante. Outros vereadores eleitos também já definiram os seus gabinetes conforme a jornalista Noêmia Alves já comentou neste espaço.
Divulgação

Trampolim político
O presidente da Câmara de Mogi, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, entrevistado ontem no programa Manhã News, garantiu que há vereadores defensores da ampliação do mandato de um para dois anos para o futuro presidente, que querem mesmo aproveitar a visibilidade do cargo para usá-lo como trampolim político. Ou seja, a intenção de ampliar o mandato de um para dois anos coincidiria com as eleições para deputados estaduais e federais. Ô louco...
Na agricultura?
Dentre as especulações que tomaram forma esta semana na Câmara de Mogi - a mais nova é a de que Jolindo Rennó Costa (PSDB) deverá voltar para a Câmara em 2013 porque o vereador eleito Pedro Komura (PSDB) deve ocupar a Secretaria Municipal de Agricultura. Será?

Serra Pelada é aqui
O cenário de buracos de um porto de areia em Brás Cubas é o pano de fundo para imagens que estão sendo gravadas para um longametragem sobre a Serra Pelada, que vai percorrer diversas regiões do País. Cerca de 400 pessoas da própria cidade serão contratadas para serem figurantes. A grande movimentação de pessoas acabou chamando a atenção na cidade.
Reprodução / TV Mogi News

1º da região
O prefeito eleito de Ferraz, Acir dos Santos (PSDB), o Filló, entrevistado ontem no programa Manhã News exibido pela TV Mogi News anunciou já os nomes de dois secretários municipais. Com isso, Filló é o primeiro prefeito eleito da safra dos novos, aqueles sem contar os reeleitos, que já anuncia o seu primeiro escalão.

Boca aberta
Mas a grande surpresa do dia foi mesmo ao se referir à professora Maria Aparecida Cervan, ex-dirigente regional de Ensino de Suzano e que trabalha hoje na Secretaria Municipal de Educação de Mogi.


Cabo de guerra
Filló disse que quer a "Cervan em Ferraz" pois precisa de uma profissional técnica para levantar a situação do setor na cidade e deu um recado para que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) a libere para trabalhar no município ferrazense. 

Entre Ferraz e Mogi
A coluna já abordou que talvez Maria Cervan poderá ocupar um lugar de destaque na Secretaria de Educação, já que a atual secretária da pasta, Maria Geny Borges Ávila Horle, não deverá continuar num segundo mandato do prefeito Bertaiolli. 

Flores, velas e caldo de cana
O Cemitério São Salvador terá, durante o feriado de Finados, no próximo dia 2 de novembro, 30 comerciantes de flores, um de pastel, um de milho verde, um de caldo de cana e dois vendendo velas para o público que passar pelo local para prestar homenagens os falecidos.


Licença
Serão ao todo 35 vendedores com licença para atuar no local. Já no Cemitério da Saudade, em Brás Cubas, o número é bem mais reduzido: sete barracas de flores, uma de caldo de cana e uma outra de pipoca. 

Barracas
A lista das 54 vagas nos dois cemitérios para o comércio eventual de flores, velas e lanches já foi divulgada pela Comissão Municipal Permanente de Licitação. O período de licença abrange os dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro.
e-mails do leitor
Saldo beneficente
Nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro, das 10h às 19h, acontece o Bazar-Saldão promovido pela Associação Nosso Sonho em prol de 45 crianças e jovens com paralisia cerebral. Os produtos do evento beneficente terão 50% de desconto, que são as malas doadas pela Luxcel. O Bazar espera vender os 700 jogos com seis peças: malas grande, média, pequena, necéssaire, sacola de viagem e frasqueira. O detalhe é que as malas possuem 4 rodinhas, 360 graus. Nas lojas um jogo equivalente está à venda a partir de R$ 700,00, já no Bazar-Saldão o conjunto que compõe as seis peças sai por R$ 350,00. A solidariedade a essas crianças e jovens também veio da Subprefeitura da Lapa, que cedeu o espaço para o evento e a Droga Verde, que ajudou com os trâmites da maquineta da Cielo. A Associação Nosso Sonho é uma instituição filantrópica que visa a inclusão de crianças e jovens com Paralisia Cerebral,(PC) tanto na sociedade como no mercado de trabalho. É constituída de unidade clínica e pedagógica que, em trabalho integrado, proporciona aos associados atendimentos com profissionais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educacional e arte terapia. Esta ação social irá ajudar a Associação Nosso sonho a reabilitar essas 45 crianças e jovens com paralisia cerebral, e proporcionará um fim de ano diferente, mais solidário, já que todo o dinheiro obtido será revertido em benefício deles. A criança portadora de deficiência tem as mesmas necessidades de qualquer outra criança, necessita ser amada, valorizada e sentir-se participante do grupo familiar e da sociedade. A Associação Nosso Sonho fica na Rua Constança, 72 - Lapa (atrás da Subprefeitura da Lapa, altura da Rua Guaicurus 1100). O telefone é 3862-1837. O local conta com estacionamento gratuito.

Fonte:Mogi News