quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pesquisa: Márcio Alvino lidera com 59,9% as intenções de votos em Guararema



Pesquisa
Márcio Alvino lidera com 59,9% as intenções de votos em Guararema
Candidato do PR também está na frente na pesquisa espontânea; Jacy de Pádua está em segundo lugar
Jamile Santana
Da Reportagem Local
O candidato a reeleição ao cargo de prefeito em Guararema, Márcio Alvino (PR) lidera a disputa eleitoral com 59,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em segundo lugar está o candidato Jacy de Pádua (PSB), com 17,6% das intenções de votos. O terceiro candidato é Zé Eduardo (PSL), com 0,2% da preferência dos eleitores. Há ainda uma grande parcela dos eleitores que não decidiram para qual candidato irão votar: 18,9% dos entrevistados ainda estão indecisos ou não quiseram opinar. Outros 3,4% declararam que não votam em nenhum dos candidatos.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipempi. Foram ouvidos 466 eleitores em bairros como centro, Ipiranga, Nogueira, Itapema, Lã de Rocha, Itaoca, Freguesia da Escada, Cerejeira, Chácara Guanabara, Maracatu, Fukushima, Jardim Luiza, Vale dos Eucaliptos, Itapeti, Parateí, entre outros. De acordo com o instituto, a margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa contratada pela Gazeta de Guararema está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 01371/2012. 
Os dados levam em consideração a pesquisa estimulada, ou seja, quando os entrevistados apontam em uma lista em quais candidatos votariam. Neste quesito, o cenário indica a reeleição do atual prefeito Márcio Alvino.

Na pesquisa espontânea, ou seja, naquela em que o eleitor indica um nome sem que o entrevistado apresente uma lista de opções, Márcio Alvino também fica na frente, com a preferência de 54,1% dos eleitores. Jacy aparece com 16,1% e Zé Eduardo com os 0,2%.Na pesquisa espontânea o índice de eleitores que não sabem ou não opinaram é ainda maior, 27,9%. Já os que não votariam em nenhum dos candidatos cai para 1,7%.

Jacy de Pádua está com registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral e teve prosseguimento do recurso negado pelo TSE no dia 27 de setembro. De acordo com a Resolução número 23.372, os votos do candidato devem ser considerados nulos pela Justiça Eleitoral.

No cenário em que se leva em consideração apenas os votos válidos, Márcio abre ainda mais vantagem com 77,07% da preferência do eleitorado diante de apenas 22,65% de Jacy de Pádua e 0,27% de Zé Eduardo.

Fonte:Mogi News