terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eleições 2012 Mais de 43 mil mogianos deixam de votar e 14 mil anulam escolha


Eleições 2012
Mais de 43 mil mogianos deixam de votar e 14 mil anulam escolha
No domingo, mais de 15% dos eleitores da cidade, por diversos motivos, não compareceram às suas seções
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Monique Adriane

Outros 10.571 eleitores mogianos votaram em branco no domingo
Dos 278.275 eleitores mogianos que estavam aptos a votar nessas eleições municipais, 43.665 não compareceram às urnas no domingo para indicar os candidatos a prefeito e a vereador que gostariam que fossem eleitos. O índice de 15,69% foi considerado elevado e preocupante por especialistas e representantes de partidos políticos da cidade ouvidos pelo MN. 
Na avaliação deles, o número expressivo de eleitores faltantes pode demonstrar um crescente desinteresse e descontentamento deles com os políticos. 
"Eu não diria que é um protesto, porque são vários os motivos que podem impedir uma pessoa de votar: falta de vontade, um trabalho fora da cidade, uma doença, entre outros", comentou o sociólogo Afonso Pola. Na avaliação dele, o índice poderia influenciar na atual composição da Câmara Municipal. "Por ser uma disputa de mais de 400 candidatos a 23 vagas, cada voto passou a fazer diferença para os concorrentes. Se metade dos 43 mil eleitores que não foram tivesse comparecido, muita coisa poderia ter mudado". 
O ex-vereador Marcos Damásio e presidente do Diretório Municipal do PR (partido que elegeu cinco vereadores neste ano) tem a mesma opinião: "O voto para vereador está mais associado ao seu histórico como pessoa pública e ao ciclo de amizades. Se um falta, ele já fica em desvantagem".

Brancos e nulos
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10.571 mogianos votaram em branco nessas eleições, o que corresponde a 4,51% do eleitorado. E mais de 14.777 anularam o voto, ou seja, 6,3% dos votantes. "É um ato de protesto, já que esta opção não existe na urna", observou Pola.


Fonte:Mogi News