quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Supermercados Consumidores aprovam sacolas biodegradáveis


Supermercados
Consumidores aprovam sacolas biodegradáveis
Maioria dos mogianos ouvidos pelo MN gostou da nova determinação judicial que torna a distribuição deste tipo de embalagem obrigatória
Fernanda Fernandes
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Alguns supermercados mogianos já colocaram à disposição as sacolas que, segundo especialistas, agridem menos o meio ambiente
Uma determinação judicial que obriga os supermercados a fornecer sacolas biodegradáveis gratuitamente aos consumidores entrou em vigor na segunda-feira em todo o Estado de São Paulo e alguns estabelecimentos de Mogi das Cruzes já se adequaram à lei. A reportagem do Mogi News percorreu alguns supermercados da cidade e conversou com os consumidores, que aprovaram a ideia "ecologicamente correta", mas também se deparou com os estabelecimentos que não tomaram nenhuma providência para cumprir a norma e substituir as sacolas comuns.


Alguns supermercados e atacadistas já adotaram as providências necessárias para ficar de acordo com o que exige a determinação judicial e já fornecem as sacolas oxibiodegradáveis, que se desintegram em um ano e meio, por isso, não causam grande impacto ambiental.


O gerente do supermercado Shibata, José Maria de Almeida, afirmou que o estabelecimento já fornece as sacolas oxibiodegradáveis aos consumidores e que cerca de 1 milhão de sacolas são distribuídas por mês pela loja. "Sou a favor do descarte correto desses materiais, como a reciclagem", sugeriu. "Mas é uma questão de conscientização, pois também colocamos à disposição as sacolas retornáveis", explicou.


A dona de casa Kátia Aguiar, de 42 anos, é uma das consumidoras que adotaram o hábito de usar as retornáveis e aprova a medida ecológica. "Eu me adaptei bem a essa medida, porque assim não fico acumulando um monte de sacolinhas em casa", disse. "O que eu faço ainda é pouco para ajudar o planeta, mas não deixa de ser uma atitude correta", comentou. Ela também disse que prefere as sacolas retornáveis, devido à praticidade. "Essas sacolas são maiores, dá para levar mais mercadorias, além de serem resistentes. Tenho várias dessas em casa", contou.


O balconista Guilherme Chang, 20, também concorda com a nova medida: "Sou a favor das biodegradáveis, porque, se todos os supermercados aderirem, vai ajudar a preservar o meio ambiente". Na casa dele, as sacolas fornecidas pelos supermercados são reutilizadas para acondicionar lixo. "A sacola retornável também ajuda, mas sou a favor de mais opções para carregar as compras".


Fonte:Mogi News