sexta-feira, 27 de julho de 2012

Repercussão Mogianos aprovam projeto do novo corredor de ônibus


Repercussão
Mogianos aprovam projeto do novo corredor de ônibus
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Especialistas e lideranças de bairro apoiam a criação de um corredor de ônibus ligando os distritos de Jundiapeba e César de Souza. O projeto, que prevê uma nova via ao lado da linha ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), prevê que algumas modificações precisam ser realizadas para que o projeto seja viabilizado.


O especialista em trânsito Nobuo Aoki Xiol afirmou que o corredor trará mais mobilidade ao trânsito de Mogi. "A criação do corredor para o transporte coletivo é uma solução de deslocamento, porque diminui a circulação de automóveis. Mas, para isso, é preciso investir no transporte público, não apenas no aspecto do conforto. Se o tempo de trajeto for menor que o de carros, será um atrativo para que as pessoas comecem a usar os ônibus", avaliou.


Ele acrescentou que o projeto trará bons resultados em outras vias da cidade, que atualmente estão saturadas. "Uma questão que precisa ser pensada neste projeto é a das transposições da linha férrea. Se o corredor vai margear a estrada de ferro, ele vai passar pelas passagens de nível, que são cortadas por carros e pedestres, por isso, tem de haver mecanismos para transpor estes obstáculos", argumentou o especialista. 
O presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes, Orlando Pozzani Júnior, analisou que a criação do corredor terá reflexo no trânsito de Brás Cubas e de Jundiapeba. "É uma oportunidade de mobilidade para o município. César de Souza e Jundiapeba estão em pontos extremos de Mogi. Com a criação da via, teremos mais alternativas para o tráfego", observou.


O presidente da Associação de Moradores do Jardim São Pedro, em César, Adalberto de Andrade, acredita que todo o investimento no setor de transporte vai beneficiar os moradores da região. "César de Souza já está parado. Entre 10h30 e 13 horas, e depois das 16h30, o trânsito no distrito é muito ruim. Acho o investimento em transporte bem-vindo, porque hoje as pessoas precisam pegar duas conduções para se deslocarem neste trajeto. No entanto, para que esta proposta dê resultado, é preciso ver também a questão da reforma das estações de trem", ressaltou.


Os usuários de transporte coletivo acreditam que o corredor vai facilitar a travessia entre os dois pontos. "Hoje, você precisa pegar duas conduções e o tempo que se perde para fazer isso é grande. Acho que os passageiros serão os mais beneficiados, já que a viagem ficará mais fácil e rápida", disse Nilza Lopes de Assis, de 45 anos, que é cuidadora de idosos.


Já a recepcionista Dorca Ribeiro, 49, acredita que o trânsito, principalmente na região central, ficará melhor. "Por causa do trânsito, muitas pessoas acabam chegando atrasadas aos seus compromissos. Este corredor vai facilitar a vida de todos"


Fonte:Mogi News