sexta-feira, 27 de julho de 2012

Governar com participação do povo é o lema


Governar com participação do povo é o lema
Com a inversão de prioridades, ele pretende incentivar os investimentos junto à classe trabalhadora, ao pequeno e microempresário e aos pobres da periferia
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erik Paiatto

Nome: Jorge Leonardo Paz Idade: 63 Profissão: Professor de Língua Portuguesa e de Literatura Partido: PSOL Qual é a Mogi do seu governo? "É uma Mogi com inversão de prioridades de investimentos, onde os pobres, a classe média, a pequena e micro empresa terão a prioridade de investimentos".
Após a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à presidência da República, em 2010, que terminou o pleito em quarto, o professor Jorge Leonardo Paz espera representar em Mogi das Cruzes o crescimento político da legenda. Pela primeira vez na disputa ao cargo do Executivo, Paz defende uma administração plenamente definida pela participação popular. "Pretendo garantir uma gestão democrática, em que a população decida o destino da cidade através do congresso do município". Professor da rede pública, ele apresenta como principal bandeira o que chama de inversão de prioridades. "Estamos apontando para um investimento em setores fundamentais, principalmente na periferia. Os bairros precisam de uma intervenção consistente do Poder Público. Não é possível continuar com bairros que têm esgoto ao céu aberto".




Mogi News: Por que deseja ser prefeito de Mogi?
Jorge Leonardo Paz: Para concretizar os seguintes objetivos: 1 - governar com transparência, garantindo a disponibilidade de todas as contas da Prefeitura na Internet. 2 - garantir uma gestão democrática, em que a população decida o destino da cidade através do congresso, da transformação dos Conselhos Municipais em órgãos democráticos, e da utilização de referendos e plebiscitos. 3 - inverter as prioridades de investimentos em favor dos pobres, da classe média, do pequeno comércio e das microempresas. 4 - por fim a toda privatização dos serviços públicos que existem em Mogi.




MN: Qual é sua principal bandeira?
Paz: Temos como prioridade quatro pontos: 1 - contratar, imediatamente, pessoal para todas as especialidades de saúde, para que todo posto de saúde atenda preventivamente e dê continuidade ao tratamento, sem que o morador precise sair de seu bairro. 2 - em conjunto com o governo do Estado garantir segurança ao povo mogiano. 3 - ampliar para duas horas o tempo do bilhete integração do transporte coletivo, permitir que ele possa ser utilizado em qualquer ponto da cidade, rever os custo para baratear o preço da passagem e, com o governo do Estado, fazer a integração do ônibus com o trem. 4 - garantir um planejamento do espaço da cidade de maneira que todos os bairros possuam todos os serviços (públicos e privados), de forma sustentável.




MN: O que o credencia para pleitear o cargo de chefe do Executivo?
Paz: Um projeto coletivo, construído há muitas mãos e ao longo de muitas décadas, que reúne trabalhadores, acadêmicos, professores, ´lutadores populares´ em torno de propostas que tentam propiciar ao povo mogiano um governo que não seja dirigido por interesses particulares. O maior credencial para essas eleições é o fato de nosso partido não aceitar doações financeiras de grandes corporações ou bancos e, por isso, não temos ´rabo preso´ com os interesses privados. Nosso único compromisso é com o povo e com a execução de uma gestão marcada pela participação popular e democrática da cidade.




MN: Quais ferramentas utilizará na campanha?
Paz: Como não aceitamos contribuição de empreiteiras, de empresas de ônibus, de banqueiros ou da especulação imobiliária, vamos fazer uma campanha corpo a corpo com o eleitor, dialogando e mostrando que nada é impossível de mudar. Será uma campanha marcada pela criatividade e pelo debate franco e incisivo, que mostrará claramente a diferença entre nossa candidatura e as demais.




MN: Você adotará uma campanha que preserve a limpeza da cidade? 
Paz: Não vamos jogar nenhum papel no chão. O eleitor que, voluntariamente, aceitar o nosso folheto, será orientado para que não o jogue no chão. Manter a cidade limpa é uma obrigação de todos. A grande questão é educar a população para esse compromisso, em todos os momentos do ano, sem que para isso tenham que abrir mão do direito de receber informações, de utilizar bem os materiais e recursos que estão disponíveis. Será um processo pedagógico, no qual esperamos informar e orientar a população para que ela possa escolher o melhor candidato e manter a cidade limpa, do lixo e da corrupção dos maus políticos.




MN: De que forma sua formação profissional poderá ajudar na administração da cidade, se eleito?
Paz: Um professor deve saber ouvir, dialogar, interagir com seus alunos. Deve conduzi-los pelo processo de construção do conhecimento. Como prefeito, espero ouvir e dialogar constantemente com o povo, mas principalmente, dar aos mogianos espaço para o debate e a decisão coletiva, essenciais para a construção de um novo modelo de cidade.



MN: Qual é o setor que não recebeu a devida atenção na atual administração e precisa de mais investimentos nos próximos quatro anos? 
Paz: De maneira geral, todos os setores que envolvem a garantia de direitos precisam de mais investimentos: saúde, educação, transporte público, criança e adolescente. Mas quando falamos de inverter prioridades estamos apontando para um investimento nesses setores principalmente na periferia.


Fonte:Mogi News