domingo, 15 de julho de 2012

O Diário abre especial das eleições



DOM, 15 DE JULHO DE 2012 00:26
Trânsito caótico em determinados horários em Mogi será um dos tópicos os quais os candidatos serão desafiados a apresentar soluções / Foto Arquivo


O Diário inicia neste domingo (15) a cobertura da campanha das Eleições Municipais 2012 com o objetivo de promover um amplo debate de ideias, propostas e sugestões para o futuro de Mogi das Cruzes. No próximo dia 7 de outubro, caberá aos 278 mil eleitores da Cidade a escolha dos próximos prefeito, vice-prefeito e vereadores mogianos.
A série especial acompanhará todos os principais fatos e os bastidores do processo eleitoral, atendendo prioritariamente aos interesses do eleitor, e restringindo aos candidatos a condição de sabatinados, para que eles mostrem seus programas e plataformas de governo, e sejam pautados pelos interesses dos mogianos.
O projeto de cobertura privilegia, assim, o debate democrático, cidadão e consciente, distanciando esse momento único e importante para a vida dos moradores e da Cidade das promessas vazias e irrealizáveis.
No acompanhamento diário da campanha, o jornal destacará a apresentação dos principais temas que preocupam e interferem diretamente na vida dos 388 mil habitantes (Censo 2010) de Mogi.
A nossa proposta é municiar o eleitor com um leque diversificado de informações e ponderações sobre propostas e os problemas a serem enfrentados pelas futuras composições da Prefeitura e da Câmara Municipal.
A cobertura foca os desdobramentos e atos típicos do período eleitoral, com a prestação de serviços ao eleitor e um noticiário atualizado das determinações e procedimentos realizados pela Justiça Eleitoral sobre as candidaturas, a prestação de contas de partidos e candidatos; o pleito, propriamente dito, e a apuração dos votos, logo após as 17 horas do domingo, dia 7 de outubro.
O Diário também abrirá espaço para a campanha e as principais notícias da disputa eleitoral nas cidades de Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de
Vasconcelos, Arujá, Guararema, Biritiba Mirim, Santa Isabel e Salesópolis.
O modelo da cobertura eleitoral segue o padrão ético e de qualidade informativa de O Diário, já conhecido do leitor e assinante, com a abertura de novos meios de interação com a população, como a internet. Neste ano, com o site do jornal reformulado, o objetivo será o de estimular o diálogo com o internauta de um modo dinâmico e construtivo.
A partir deste domingo (15), a equipe de reportagem começa a apresentar os grandes anseios e preocupações dos mogianos, em uma série centrada nos desafios do Governo Municipal em áreas como saúde, educação, transporte, esporte, sistema viário, planejamento urbano, lazer e cultura.
Um verdadeiro raio-x da Mogi das Cruzes prestes a completar 452 anos será desfraldado ao eleitor e, junto dele, de maneira equilibrada e democrática, será dado espaço aos candidatos a prefeito para que eles opinem e apresentem os projetos e soluções sobre cada um desses segmentos.
Seções fixas vão pontuar os três meses de acompanhamento ininterrupto da campanha eleitoral. Assim, os cidadãos serão questionados pela equipe de repórteres deste jornal para a coluna “Eu prefeito” e poderão apresentar os projetos e as prioridades que dariam, caso estivessem no lugar daquele que irá conduzir a Prefeitura que possui orçamento estimado em R$ 1,2 bilhão para 2013.
Em o “Alô, cidanania”, o jornal abrirá o diálogo entre o eleitor e todos os candidatos a prefeito. Os cidadãos poderão formular uma pergunta, sobre qualquer assunto do cotidiano da Cidade, e ela será respondida por cada um dos seis concorrentes. Será o momento de um embate franco e direto entre o eleitor, com suas dúvidas, anseios e reclamações, e o candidato, que terá a oportunidade de apresentar seu ponto de vista sobre o questionamento.
“Palanque eletrônico” apresentará aos leitores os principais destaques dos programas eleitorais que serão veiculados diariamente pela TV Diário, a partir de agosto.
Também serão divulgadas as pesquisas eleitorais com as intenções de voto dos mogianos na série “Pesquisa”.
Aos domingos, em Mogi dos meus sonhos, escritores, jornalistas, professores, empresários e lideranças de diversificados setores serão convidados a escrever sobre o que consideram ideal e necessário para Mogi das Cruzes. Será uma forma de apresentar, com diferentes enfoques e opiniões, os maiores desafios para ajustar a qualidade de vida ao desenvolvimento sustentável.
Para acompanhar a busca pelo voto e a série de encontros e debates dos seis concorrentes, o leitor terá à disposição, diariamente, a “Agenda dos candidatos a prefeito”, um instrumento que permitirá aos interessados acompanhar, questionar a fundo os planos e programas dos concorrentes. Horários e endereços dos principais compromissos serão publicados, a partir dos dados divulgados pelas assessorias dos prefeituráveis.
Outra ferramenta para análise e apresentação dos 420 candidatos a vereador será oferecida todos os dias ao leitor de O Diário. A coluna “Candidatos a vereador” irá traçar o perfil dos concorrentes às 23 cadeiras do Legislativo. Eles terão a oportunidade de apresentar alguns dos seus principais planos para a Cidade. A ordem de publicação será alfabética.
Lançada duas semanas atrás, a campanha “Sujou, voto não” contra a sujeira eleitoral será mantida até outubro, reforçando o compromisso deste jornal na luta pelo fim da poluição visual e ambiental caracterizada pela distribuição de panfletos, pintura de muros e outros artifícios de convencimento do eleitor que apenas emporcalham a Cidade e em nada contribuem com o engrandecimento do debate democrático.

Fonte:O Diário de Mogi