sábado, 7 de julho de 2012

Farmácias Insulina para controlar diabete está em falta



Medicamentos Levemir e Novorapid não estão disponíveis na maioria das farmácias e não há previsão sobre quando o estoque será normalizado
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação
Aplicação do medicamento pode ser feita pelo próprio paciente, mas deve ser receitada por médico
Mogianos que sofrem de diabete estão com dificuldades para encontrar remédios à base de insulina para controle da doença. Os medicamentos Levemir e Novorapid não estão disponíveis na maioria das redes de farmácias do município. Há dificuldades até mesmo para adquirir as canetas usadas para a aplicação da droga.


A reportagem do MN pesquisou a existência da medicação em três grandes drogarias da cidade e em duas delas as duas substâncias estavam em falta desde o começo deste mês, assim como as canetas, indisponíveis nos locais consultados. As farmácias informaram que não há previsão sobre quando o estoque será normalizado. 
Por meio de nota, encaminhada pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde informou que "não está com falta de insulina na rede básica de saúde nem de nenhum dos medicamentos colocados à disposição pelo Programa de Medicamento Gratuito da Prefeitura (Promeg) para o tratamento da diabete". De acordo com a pasta, os estoques estão completos. "Os medicamentos Novorapid e Levemir não fazem parte da lista de remédios distribuídos pela rede municipal".


Já a Secretaria de Saúde do Estado disse que "nenhum dos medicamentos citados integra a lista de insumos dispensados pela pasta, que é padronizada pelo Ministério da Saúde. Vale ressaltar que as insulinas, em geral, são dispensadas pelos municípios, por meio da rede de atenção básica de saúde".


Insulina
A insulina é um hormônio fabricado naturalmente por algumas células localizadas no pâncreas. Pessoas portadoras de diabete que precisam de insulina tem um organismo que não fabrica a substância ou produz em uma quantidade insuficiente, necessitando de complementação. 
Como toda medicação, a insulina só deve ser usada quando for prescrita por um médico.


O uso da substância não cura a doença, pois se trata de um problema crônico. Sendo assim, a insulina precisa ser administrada diariamente.


A ação dela no paciente é de redução dos níveis de glicose do sangue, protegendo-o de possíveis complicações.


Fonte:Mogi News