domingo, 3 de junho de 2012

Transporte coletivo Queixas recaem mais sobre os funcionários


O mau comportamento de motoristas e cobradores aparece em primeiro lugar na lista de queixas dos usuários de ônibus, segundo a Prefeitura
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Passageiros querem melhor atendimento de motoristas e cobradores nos ônibus. Já as queixas relacionadas a atrasos tiveram redução
Levantamento da Secretaria Municipal de Transportes revela que o número de queixas de usuários do transporte coletivo municipal tem crescido consideravelmente. Só no primeiro trimestre deste ano, de janeiro a março, foram registradas 98 reclamações contra as concessionárias do transporte municipal, Princesa do Norte e CS Brasil. No mesmo período do ano passado, a administração municipal recebeu 88 queixas, o que representa um aumento de 11,36% na comparação do primeiro trimestre de 2011 com o de 2012. 
As principais queixas (73), segundo o estudo, são relacionadas com o sistema operacional, isto é, têm ligação direta com ofício dos trabalhadores. O mau comportamento de operadores - motoristas ou cobradores - com os passageiros foi citado 38 vezes, enquanto as reclamações de atrasos foram apresentadas em 35 oportunidades. As demais queixas foram relacionadas a problemas mecânicos (falta de manutenção), excesso de velocidade ou lotação e não passaram de seis reclamações por mês. 
Em nota encaminhada pela Coordenadoria de Comunicação Social, o secretário de Transportes, Carlos Nakaharada, analisou os dados como sendo positivos. "Analisando os números, é possível detectar que houve uma diminuição significativa nas reclamações por atrasos em todos os primeiros três meses deste ano. O mesmo aconteceu com relação às reclamações sobre lotação dos veículos. Entre as ações que explicam estas quedas estão a colocação de 12 novos veículos no sistema, realizada em junho do ano passado, nas linhas com maior demanda. Além disso, a SMT (Secretaria Municipal de Transportes) realizou intervenções pontuais em linhas, também com o objetivo de aumentar a oferta de viagens. É o caso do distrito de Jundiapeba, em que as linhas E103 e E104 foram readequadas e transformadas em circulares. Isso fez com que o intervalo entre a passagem dos ônibus diminuísse e que mais viagens servissem à região".  
Por outro lado, o secretário promete intensificar a fiscalização, além de promover atividades de capacitação dos operadores do transporte coletivo, como o projeto Atendimento 5 Estrelas, voltado a operadores do sistema de transporte coletivo. Os participantes recebem orientações sobre o atendimento aos passageiros, a idosos, pessoas portadoras de deficiência, a importância do respeito à legislação de trânsito, do comportamento seguro no trânsito, entre outros. Mas tem novidade: neste ano, o programa também terá ações voltadas ao passageiro.


Fonte:Mogi News